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licenciatura em
Sistema de Informação de Apoio ao Ensino
[ Escola de Ciências Agrárias e Veterinárias ]
Terça , 12 de Dezembro de 2017
1º Semestre, Ano letivo: 2017 / 2018
   
   
 
 
 
Unidades Curriculares
 
Projecto de arquitectura paisagista II
   
Descrição - Objectivos (Ficha da Unidade Curricular)

Objectivos da Unidade Curricular e competências a desenvolver

[Publicado para o ano lectivo 2016/2017]


Reconhecimento e familiarização com o processo metodológico do projeto de arquitetura paisagista. Desenvolvimento da capacidade analítica do espaço físico de pequena escala e da sua inserção no contexto mais alargado, nas diferentes dimensões sociais, económicas, culturais e ambientais. Desenvolvimento da capacidade diagnostica, propositiva e criativa espaço exterior de pequena escala tomando consciência e familiarizando-se com a crescente complexidade inerente à natureza do projeto de arquitetura paisagista
Desenvolvimento dos aspectos conceptuais múltiplos estimulando a criatividade e a pesquisa de conteúdos. Desenvolvimento da capacidade de projectar espaços exteriores privados de pequena escala.



Planificação da actividade letiva (de acordo com calendário escolar)

Não publicado

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos da Unidade Curricular

[Publicado para o ano lectivo 2016/2017]


O exercício, os conteúdos programáticos e a sua metodologia simulam o "modus operandi" inerente à prática de projeto do arquiteto paisagista, possibilitando a aquisição de competências básicas ao processo de projeto. O projeto de pequena escala em contexto privado permite uma abordagem analítica, diagnostica, propositiva e criatividade, revelando a natureza complexa do processo de projeto, simplificada pela pequena escala e pela enquadramento privado. O exercício é definido no espaço real dentro do perímetro urbano de Vila Real, permitindo, de forma direta, a observação, reconhecimento, análise, integração de conhecimentos dados, bem como a verificação e retificação ao longo do processo de conceção. e que vão sendo inerentes às diferentes fases do projeto.

Metodologias de ensino/aprendizagem utilizadas (métodos de trabalho, funcionamento da U.Curricular, recursos necessários, etc.)

[Publicado para o ano lectivo 2016/2017]


Ensino de projecto de arquitectura paisagista é em ambiente de ateliê, com sessões teórico-práticas de discussão e palestra. Fazem também parte do processo produtivo de projeto os trabalhos de levantamentos cartográficos de campo, recolha de dados por revisão bibliográfica e cartografia, análise do lugar, definição do programa de projeto, definição da estrutura e organização do espaço, elaboração das diferentes peças desenhadas e escritas que detalham o projeto e respetivo. Todos o processo é acompanhado e discutido entre aluno e tutor, levando a um processo dinâmico de pensar e repensar, bem como desenhar e redesenhar o projeto, num processo de construção-desconstrução induzido pelas diferentes abordagens temáticas que o aluno se vai confrontando, conduzindo uma proposta final, o projeto desenhado.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objectivos da Unidade Curricular

[Publicado para o ano lectivo 2016/2017]


A organização em ateliê de arquitetura paisagista simula o "modus operandi" e o ambiente inerente à pratica e vivência de um gabiente de arquitetura paisagista, permitindo a otimização do processo de produção do projeto, promovendo ainda a participação e a discussão de vários intervenientes (docentes/tutores).
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