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licenciatura em
Sistema de Informação de Apoio ao Ensino
[ Escola de Ciências Agrárias e Veterinárias ]
Sexta , 14 de Agosto de 2020
2º Semestre, Ano letivo: 2019 / 2020
   
   
 
 
 
Unidades Curriculares
 
Mercados, marketing e comercialização
   
Descrição - Objectivos (Ficha da Unidade Curricular)

Objectivos da Unidade Curricular e competências a desenvolver

Disponibilizar aos alunos conhecimentos e instrumentos na esfera do marketing e comercialização de produtos agroalimentares que lhes permitam tomar decisões no âmbito empresarial.

Planificação da actividade letiva (de acordo com calendário escolar)

Não publicado

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos da Unidade Curricular

Os conteúdos programáticos estão definidos para responder aos objetivos de aprendizagem da unidade curricular. Os conteúdos a abordar na Secção “Mercados” estão especificamente orientados para cumprir os seguintes objetivos: “Usar instrumentos de análise da competitividade do setor agrícola e da atratividade dos mercados; “Avaliar o portfólio de atividades de uma empresa agrícola”; “Conhecer os fatores de competitividade do setor, os fatores de atratividade dos principais mercados e as dinâmicas evolutivas e “Entender a atitude e comportamento do consumidor agrícola”. Os conteúdos das Secções Marketing e Comercialização destinam-se a compreender as especificidades do marketing-mix no setor agrícola e a fornecer competências para elaborar estratégias e planos de marketing para empresas do setor.

Metodologias de ensino/aprendizagem utilizadas (métodos de trabalho, funcionamento da U.Curricular, recursos necessários, etc.)

A metodologia de ensino inclui:
1.Sessões expositivas orientadas para a apresentação de conceitos e princípios fundamentais dos conteúdos do programa;
2.Trabalho de grupo e discussão em sala de aula;
3.Apresentação, por parte dos alunos, de casos de estudo focados nas tendências do mercado, factores de inovação e diferenciação no sector agrícola e elaboração de planos de marketing.
As aulas presenciais teórico-práticas baseiam-se, fundamentalmente, na exposição das diferentes temáticas incluídas no programa onde serão apresentados os conceitos fundamentais pretendendo-se, desta forma, que os alunos adquiram uma visão global dos temas abordados e das suas interligações. As exposições teóricas serão complementadas pela apresentação de casos breves, geralmente baseados em situações reais, que fomentem o questionamento e o debate.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objectivos da Unidade Curricular

As metodologias de ensino baseiam-se no paradigma de aprendizagem “aprender a aprender” e “aprender fazendo”. Esta abordagem do processo de ensino-aprendizagem facilita a concretização dos objectivos definidos para a unidade curricular, os quais estão orientados para fornecer aos alunos conhecimentos e instrumentos que os habilitem a tomar decisões na área da gestão e organização de empresas agrícola, análise de mercados e elaboração de estratégias e planos de marketing. As metodologias participativas utilizadas são orientadas para a aquisição de conhecimentos, mas também para promover mudanças nos estudantes ao nível das atitudes e habilidades no que respeita à tomada de decisão nas empresas e nos negócios, em particular na área da gestão e marketing do setor agrícola. As metodologias utilizadas são coerentes com as palavras-chave utilizadas para definir os objectivos específicos da unidade curricular: Conhecer, Usar, Compreender, Identificar, Discutir, Elaborar, Utilizar, Analisar.
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