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licenciatura em
Sistema de Informação de Apoio ao Ensino
[ Escola de Ciências Agrárias e Veterinárias ]
Sexta , 7 de Agosto de 2020
2º Semestre, Ano letivo: 2019 / 2020
   
   
 
 
 
Unidades Curriculares
 
Meteorologia agrícola
   
Descrição - Objectivos (Ficha da Unidade Curricular)

Objectivos da Unidade Curricular e competências a desenvolver

Desenvolver competências sobre a influência que os elementos e os factores climáticos exercem sobre os seres vivos, e a sua influência na organização e distribuição espacial dos Sistemas Agrários, destacando-se a interacção entre os factores do clima e a produção agrícola. É dado ênfase à dinâmica dos processos físicos que ocorrem no sistema solo-planta-atmosfera, pretendendo que o aluno apreenda as metodologias aplicadas e familiarizando-o com instrumentação específica.

Planificação da actividade letiva (de acordo com calendário escolar)

Prof. Anabela Silva: 17 de fevereiro a 30 de abril;
Prof. Aureliano Malheiro: 4 de maio a 25 de junho.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos da Unidade Curricular

Pretende-se sensibilizar o aluno para a importância dos elementos e factores do clima na produção vegetal, nomeadamente nas tomadas de decisão e no planeamento agrícola, de forma a minimizar os riscos associados à actividade agrícola. Assim, o estudo dos diferentes elementos climáticos (ex: radiação solar) e suas interacções, bem como os factores climáticos (ex: altitude), permite interpretar e entender as respostas das espécies vegetais ao clima. O desenvolvimento de competências torna-se ainda mais efectivo fazendo uso de instrumentação, sensores e modelos. A avaliação da água no solo, determinando variáveis como a evapotranspiração e a realização de balanços hídricos proporciona fazer a “ponte” para o sistema solo-planta-atomosfera, interpretar o clima de uma região e tomar decisões técnico-científicas no quadro da Agronomia. É ainda dado enfoque à problemática das alterações climáticas e possíveis impactos na agricultura, discutindo-se potenciais medidas de adaptação.

Metodologias de ensino/aprendizagem utilizadas (métodos de trabalho, funcionamento da U.Curricular, recursos necessários, etc.)

Os conteúdos programáticos são ministrados com recurso a meios audiovisuais, expondo-se os conceitos teóricos exemplificados, com recurso a esquemas, figuras, quadros, de forma a estimular no aluno o desenvolvimento da capacidade de análise crítica. Por outro lado, são realizados exercidos aplicativos dos conceitos teóricos com o objectivo de aplicar os conhecimentos e facilitar a sua compreensão. No decorrer das aulas incentiva-se fortemente a intervenção dos alunos na interpretação e comentário aos assuntos abordados.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objectivos da Unidade Curricular

Nas aulas são apresentados conceitos teóricos e exemplos de concretização dos mesmos, seguidos ou intercalados com fases de aplicação prática que favoreçam a tomada de consciência pessoal sobre os conceitos, proporcionando ainda oportunidades para o desenvolvimento de uma percepção mais correcta dos mesmos.
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