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licenciatura em
Sistema de Informação de Apoio ao Ensino
[ Escola de Ciências Agrárias e Veterinárias ]
Quinta , 29 de Outubro de 2020
1º Semestre, Ano letivo: 2020 / 2021
   
   
 
 
 
Unidades Curriculares
 
Projeto do espaço exterior público
   
Descrição - Objectivos (Ficha da Unidade Curricular)

Objectivos da Unidade Curricular e competências a desenvolver

O aluno desenvolverá exercícios de planeamento e de projeto para espaços públicos urbanos, periurbanos ou rurais.
Nesta unidade curricular definem-se metodologias que se consideram ser as mais adequadas para realizar o exercício proposto, pelo que as análises e sínteses realizadas e refletidas no desenho formal final demonstram a sua capacidade de equacionar cada situação concreta, fazer a adequação às necessidades ecológicas da paisagem de forma a segurar a perenidade dos sistemas naturais fundamentais à vida humana, acrescentando a sua criatividade e sentido estético.
Considera-se que sendo uma unidade curricular que incide sobre o projeto e planeamento da paisagem terá de ser capaz de integrar um elevado número de conhecimentos e competências adquiridas ao longo da licenciatura.

Planificação da actividade letiva (de acordo com calendário escolar)

Não publicado

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos da Unidade Curricular

Com os conteúdos fornecidos nas aulas os alunos podem elaborar todos os elementos de avaliação e de admissão a exame que lhe são pedidos.
Nas aulas teóricas são fornecidos conteúdos generalistas sobre diferentes tipologias de paisagens (urbana, florestal e rural) e evolução do planeamento e projeto em espaço urbano que permitem desenvolver raciocínios de elevada complexidade sobre projetos de planeamento em espaço urbano ou rural.
Nas aulas práticas são desenvolvidos exercícios de projeto/planeamento avançado, onde os alunos apresentam metodologias, conceitos, estratégias e propostas para paisagens urbanas consolidadas, periurbanas e rurais.

Metodologias de ensino/aprendizagem utilizadas (métodos de trabalho, funcionamento da U.Curricular, recursos necessários, etc.)

O ensino é realizado sob diversas metodologias e em diferentes tipos de aulas:
- aulas teóricas que refletem sobre a evolução do pensamento, metodologias e projetos de Arquitetura Paisagista no planeamento e desenho do espaço;
- aulas tutoriais em atelier onde os alunos podem expor diretamente as suas dúvidas a professores;
- aulas de apresentação de trabalhos sob diferentes métodos e recorrendo a diferentes tecnologias.
Esta combinação de tipologias de aulas permite a permanente aquisição de conhecimentos e a permanente evolução do exercício prático.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objectivos da Unidade Curricular

As metodologias de ensino baseiam-se na simulação permanente de situações reais do mercado de trabalho nacional e internacional. Preferencialmente os exercícios correspondem a situações reais de projeto de planeamento tendo acompanhamento crítico por técnicos especialistas da área de Arquitetura Paisagista, Arquitetura e Engenharias para que os alunos possam ter a noção concreta da aplicabilidade e das consequências das propostas que realizam.
Noutras situações são efetuados exercícios de apresentação de ideias para um determinado local entre os alunos numa simulação de concurso de ideias.
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