Saltar para o conteúdo do SIDE
Logotipo do Sistema de Informação de Apoio ao Ensino
licenciatura em
Sistema de Informação de Apoio ao Ensino
[ Escola de Ciências da Vida e do Ambiente ]
Sexta , 14 de Agosto de 2020
2º Semestre, Ano letivo: 2019 / 2020
   
   
 
 
 
Unidades Curriculares
 
Seminário
   
Descrição - Objectivos (Ficha da Unidade Curricular)

Objectivos da Unidade Curricular e competências a desenvolver

[Publicado para o ano lectivo 2018/2019]


Sendo comum e transversal à maioria dos cursos de 1ºciclo da Escola de Ciências da Vida e do Ambiente, com a unidade curricular de Seminário pretende-se:
• Sensibilizar os alunos para a realidade do fenómeno da globalização, tanto ao nível social e económico no geral e, mais particularmente, ao nível científico.
• Criar nos alunos a necessidade da dinâmica empreendedora, da curiosidade científica e da responsabilidade social.
• Permitir desta forma a aquisição de competências transversais e de natureza multidisciplinar.

Planificação da actividade letiva (de acordo com calendário escolar)

Não publicado

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos da Unidade Curricular

[Publicado para o ano lectivo 2018/2019]


Considerando a transversalidade o ponto central desta unidade curricular, a escolha de temas cujo espectro de interesse e aplicabilidade seja o mais alargado possível revela-se fundamental. Neste sentido, uma vez que a essência da unidade curricular é enquadrar o aluno no mundo real quer no que diz respeito à avaliação dos problemas fundamentais e estruturais, quer quanto ao papel que cada um pode ter na evolução particular dos mesmos e na sua mitigação ou resolução, procurar-se-á escolher conteúdos/temas atuais e com perspetivas de virem a ter lugar de relevo no futuro, bem como com interesse e utilidade na sua formação académica e pessoal.

Metodologias de ensino/aprendizagem utilizadas (métodos de trabalho, funcionamento da U.Curricular, recursos necessários, etc.)

[Publicado para o ano lectivo 2018/2019]


As palestras/comunicações são realizadas em forma de seminário com apresentações multimédia, envolvendo um painel de discussão onde os alunos podem colocar as suas opiniões, comentários, questões, ambições e preocupações.
A avaliação assenta na assiduidade e participação, tanto nas palestras promovidas pelo CP-ECVA/Direções de Curso como nos eventos autorizados/validados pela Direcção de curso, sendo a classificação final atribuída numa escala de 0-20 valores.
O CP-ECVA/Direções de Curso assegurarão 5 sessões plenárias de carácter transversal, todas com a mesma ponderação para a classificação final, estando os alunos obrigados a assistir no mínimo a 3 dessas sessões para obterem frequência e aprovação à UC.
Por critério próprio assumido em consonância com a Direcção do curso, os alunos poderão optar por substituir até 2 dos eventos de formação transversal, por acções de formação complementar de carácter específico.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objectivos da Unidade Curricular

[Publicado para o ano lectivo 2018/2019]


A realização do painel de discussão permite que esta unidade curricular não seja unicamente expositiva, adquirindo também um cariz participativo, onde a intervenção dos alunos é considerada e discutida. Com esta metodologia, consegue-se que os estudantes reflictam sobre os assuntos abordados, procurando dar respostas e agregando conhecimentos.
Embora em termos do plano de estudo esta unidade curricular esteja enquadrada no 2º semestre, poderá suceder que alguns dos eventos a considerar tenham lugar durante o 1º semestre, pelo facto de ocorrerem na UTAD nesse período, e cujo interesse e transversalidade do tema tratado possam justificar serem considerados para creditação nesta unidade curricular, ou por ser este o período em que alguma das personalidades a convidar mostra ter mais disponibilidade, ou ainda quando os eventos de formação mais específica para cada um dos cursos decorre no 1º semestre.
O CP-ECVA, juntamente com as Direcções de Curso e a Estrutura de Apoio Pedagógico, encarregar-se-ão sempre de informar todos os alunos, via SIDE, e com a devida antecedência, sobre a data da realização de cada um dos eventos a considerar para creditação na UC “Seminário”.
Face às disponibilidades da Aula Magna, perspetiva-se que os eventos/palestras de formação transversal que serão assegurados pelo CP-ECVA/Direções de Curso decorrerão (4ª feira, das 14.30 h às 16.30 h), de acordo com a seguinte calendarização (sempre sujeita a confirmação, através de aviso colocado atempadamente no SIDE):
• 1ª Sessão – 28 fevereiro
• 2ª Sessão – 14 março
• 3ª Sessão – 11 abril
• 4ª Sessão – 9 maio
• 5ª Sessão – 16 maio
topo
 SIDE 
© 2002-2020 UTAD | E-mail: side@utad.pt | Telefone: 259350308 | Extensão: 4308 | Política de privacidade
Autor