Saltar para o conteúdo do SIDE
Logotipo do Sistema de Informação de Apoio ao Ensino
licenciatura em
Sistema de Informação de Apoio ao Ensino
[ Escola de Ciências da Vida e do Ambiente ]
Sexta , 14 de Agosto de 2020
2º Semestre, Ano letivo: 2019 / 2020
   
   
 
 
 
Unidades Curriculares
 
Fundamentos de química
   
Descrição - Objectivos (Ficha da Unidade Curricular)

Objectivos da Unidade Curricular e competências a desenvolver

Aprender a usar as ferramentas da Química; consolidar os conhecimentos adquiridos sobre a constituição da matéria e as suas transformações e a distinção entre misturas e compostos; reconhecer as soluções como misturas homogéneas e aprender a expressar a sua composição quantitativa; aprender as propriedades dos diferentes estados físicos da matéria em particular do estado gasoso; adquirir conhecimentos sobre as três Leis da Termodinâmica e relacioná-los com a evolução dos sistemas químicos; compreender a organização dos elementos químicos na tabela periódica e relacionar a sua posição com as propriedades atómicas; consolidar e aprofundar os conhecimentos sobre ligação química e estrutura molecular;aprofundar os conhecimentos relativos ao conceito de equilíbrio químico e às suas aplicações;

Planificação da actividade letiva (de acordo com calendário escolar)

Não publicado

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos da Unidade Curricular

Nesta unidade curricular pretende-se explicar a constituição da matéria e as suas transformações de modo que o programa se inicia com a referência às unidades estruturais da matéria e à escrita e acerto de equações químicas ilustrativas dessas transformações.
Em seguida faz-se referência aos 3 estados físicos da matéria dando particular ênfase ao estado gasoso e às leis que lhe são subjacentes. Em seguida faz-se referência aos conceitos de energia interna (calor e trabalho) e de entropia e espontaneidade das reacções químicas o que nos conduz à formulação e compreensão das 3 leis da termodinâmica. Finalmente, abordam-se os princípios em que se baseia a teoria quântica e a estrutura electrónica dos átomos seguidos do estudo da organização dos elementos químicos na tabela periódica estabelecendo a ponte entre esta organização e as propriedades atómicas dos elementos bem como as propriedades físicas e químicas das substâncias por eles constituídas. Em seguida, relacionam-se as proprieda

Metodologias de ensino/aprendizagem utilizadas (métodos de trabalho, funcionamento da U.Curricular, recursos necessários, etc.)

Os conteúdos programáticos são ministrados recorrendo a meios audiovisuais para a apresentação de esquemas, figuras e tabelas, usando-se sempre exemplos de aplicação para facilitar a compreensão dos conceitos e estimular a participação e o desenvolvimento do raciocínio crítico dos alunos. Os alunos dispõem ainda de um conjunto de problemas para auto-estudo, sendo tutorialmente orientados.


Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objectivos da Unidade Curricular

A leccionação dos conteúdos da aulas teóricas através de uma metodologia interactiva, em que os conceitos e exemplos de concretização dos mesmos, seguidos ou intercalados com aplicações práticas, permite manter a atenção dos alunos e proporciona-lhes a tomada de consciência pessoal sobre os conceitos e a oportunidade para o desenvolvimento de uma percepção mais correcta dos mesmos. Além disso, possibilita a reflexão e o desenvolvimento dos conhecimentos transmitidos nas aulas ou adquiridos anteriormente. Adicionalmente, o conjunto de problemas para auto-estudo e a orientação tutorial possibilitam a consolidação dos conhecimentos e um ensino personalizado e de proximidade, o que permite um conhecimento mais profundo dos alunos e das suas dificuldades, ajudando a adaptar a metodologia de ensino e a atingir a consecução dos objectivos de aprendizagem propostos.
A coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular é ainda consolidada pelas aulas teórico-práticas onde se discutem e resolvem problemas que permitem ao aluno consolidar os conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas. Nestas aulas os estudantes também têm a oportunidade de levantar questões relacionadas com os conteúdos programáticos desta unidade curricular, questões estas que são discutidas e analisadas por todos.
topo
 SIDE 
© 2002-2020 UTAD | E-mail: side@utad.pt | Telefone: 259350308 | Extensão: 4308 | Política de privacidade
Autor