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licenciatura em
Sistema de Informação de Apoio ao Ensino
[ Escola de Ciências da Vida e do Ambiente ]
Sexta , 14 de Agosto de 2020
2º Semestre, Ano letivo: 2019 / 2020
   
   
 
 
 
Unidades Curriculares
 
Biofísica
   
Descrição - Objectivos (Ficha da Unidade Curricular)

Objectivos da Unidade Curricular e competências a desenvolver

Permitir a aplicação de ideias, conceitos e técnicas usadas em física aplicadas a fenómenos biológicos. Pretende assim explicar como é que processos físicos como a electricidade, mecânica de fluidos, difusão, radiação nuclear, etc. se podem aplicar de modo a favorecer e estimular a compreensão de mecanismos biológicos tais como, impulso nervoso, circulação sanguínea e regulação do fluxo sanguíneo, transporte e distribuição de substâncias entre o interior e o exterior da célula, radiação e radioactividade, constituindo uma base de conhecimento para as ciências biológicas. Tem também a função de incitar os alunos a equacionarem a base racional dos eventos biológicos e a aplicar o conhecimento a situações semelhantes.

Planificação da actividade letiva (de acordo com calendário escolar)

Não publicado

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos da Unidade Curricular

Dado que a compreensão de alguns fenómenos biológicos assenta em fundamentos físicos, a compreensão dos processos
de difusão de solutos através de membranas exige o conhecimento das forças e Leis Físicas que regem esses fenómenos,
daí que a leccionação das várias deduções de equações é necessária para compreender os assuntos que se forem só
descritos, são memorizados mas não compreendidos. É fundamental ter um conhecimento dos processos de difusão de
solutos (neutros e iónicos) e de água através das membranas biológica para compreender os fenómenos de osmose,
condução nervosa, entre outros.
Alguns dos mais importantes sistemas biológicos, tais como a circulação sanguínea e a regulação do fluxo sanguíneo, só
podem ser completamente compreendidos se forem conhecidos e adquiridos conceitos básicos de Física, tais como
mecânica de fluidos e conceitos de mecânica de materiais. O estudo destes conceitos permitem aprofundar o
conhecimento sobre esses sistemas e como interagem com os

Metodologias de ensino/aprendizagem utilizadas (métodos de trabalho, funcionamento da U.Curricular, recursos necessários, etc.)

Aulas T, recorrendo ao método expositivo (exposição da matéria a leccionar recorrendo a slides e/ou retro-projector; e a quadro) e à discussão dos vários assuntos com os alunos.
As aulas teórico-práticas: resolução de exercícios relacionados com as aulas T.
Aulas não presenciais lecionadas de forma não presencial usando a plataforma Zoom.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objectivos da Unidade Curricular

As metodologias de ensino incluem aulas Teóricas que recorrem a uma estratégia de exposição interpretativa em que os
alunos são envolvidos recorrendo à visualização e análise de cenários a partir de esquemas e subsequente exploração dos
mesmos temas em aulas Teórico-Práticas que recorrem a perguntas-questão como estratégia para conduzir os alunos na pesquisa dirigida e na construção interpretativa, estão em coerência com os objetivos da unidade curricular que visam
capacitar o aluno em compreender, descrever e relacionar os conceitos e técnicas usadas em física aplicadas a fenómenos
biológicos.
O regime de avaliação contínua foi estabelecido para uma aferição acompanhada ao longo do semestre no sentido de
aferir competências em construção. A avaliação final permite aferir se as competências de integração de conhecimentos
foram alcançadas.
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