Saltar para o conteúdo do SIDE
Logotipo do Sistema de Informação de Apoio ao Ensino
licenciatura em
Sistema de Informação de Apoio ao Ensino
[ Escola de Ciências da Vida e do Ambiente ]
Sexta , 14 de Agosto de 2020
2º Semestre, Ano letivo: 2019 / 2020
   
   
 
 
 
Unidades Curriculares
 
Psicologia do desporto e do exercício
   
Descrição - Objectivos (Ficha da Unidade Curricular)

Objectivos da Unidade Curricular e competências a desenvolver

I. Estudar os conceitos chave, integrados num corpo filosófico para entender os processos que conduzem a melhores níveis de performance humana.
II. Examinar as várias técnicas a que a psicologia recorre para promover o auto-controlo e o desenvolvimento pessoal.
III. Desenvolver a capacidade de avaliação, planeamento e execução de planos de preparação mental de executores. .
IV. Promover a análise crítica dos problemas e tendências actuais na Psicologia do Exercício e do Desporto aplicada à saúde e ao rendimento desportivo.
V. Familiarizar os alunos com o processo de investigação científica.

Planificação da actividade letiva (de acordo com calendário escolar)

Não publicado

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos da Unidade Curricular

O programa inicia por fazer uma síntese retrospectiva da evolução da Psicologia do Exercício e do Desporto a nível nacional e internacional. Após a apresentação da disciplina no seu contexto histórico, os conteúdos desenvolvem-se, basicamente, em torno de seis conceitos básicos. A selecção destes em detrimento de outros, tem por base o facto de a investigação tender a demonstrá-los como os mais relevantes para a intervenção dos treinadores na preparação dos seus atletas, assim como para os profissionais de Educação Física desenvolverem as suas capacidades de intervenção pedagógica junto dos discentes. É, talvez, importante recordar que esta disciplina, na estrutura curricular em que se insere, visa complementar a formação na área do treino desportivo de futuros licenciados em Educação Física e Desporto, o que implica uma cuidadosa e criteriosa selecção e estruturação dos conteúdos.

Metodologias de ensino/aprendizagem utilizadas (métodos de trabalho, funcionamento da U.Curricular, recursos necessários, etc.)

A) EXPOSIÇÃO DAS MATÉRIAS (através da plataforma zoom)
A exposição das matérias é feita num contexto aplicado em que o docente após apresentação dos conceitos os exemplifica seguindo-se a discussão sobre as estratégias de aplicação dos conceitos na prática. Para além desta perspectiva também recorremos a slides, vídeos e utilização do quadro. No início de cada aula são apresentados os objectivos para a aula (teórico-prática) que se segue e sempre que relevantes são realçados os aspectos leccionados na aula anterior de forma a assim podermos potenciar a transferência dos saberes assim como a assimilação dos mesmos.

B) LEITURA
A leitura do manual adoptado é fundamental e aconselha-se a leitura dos tópicos da aula anteriormente à sua realização.

C) DISCUSSÃO
A discussão e a partilha de opiniões e experiências pessoais são incentivadas durante as aulas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objectivos da Unidade Curricular

Não publicado
topo
 SIDE 
© 2002-2020 UTAD | E-mail: side@utad.pt | Telefone: 259350308 | Extensão: 4308 | Política de privacidade
Autor