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licenciatura em
Sistema de Informação de Apoio ao Ensino
[ Escola de Ciências da Vida e do Ambiente ]
Sexta , 14 de Agosto de 2020
2º Semestre, Ano letivo: 2019 / 2020
   
   
 
 
 
Unidades Curriculares
 
Formação técnico-desportiva específica i em prescrição do exercício e actividades de academia
   
Descrição - Objectivos (Ficha da Unidade Curricular)

Objectivos da Unidade Curricular e competências a desenvolver

Desenvolver competências relacionadas com o planeamento, orientação técnica e prescrição de exercício, respeitando princípios biológicos e pedagógicos do treino, de acordo com as características das populações alvo em aulas de ginástica aeróbica, step, alongamento/flexibilidade, cardiofitness e musculação; reconhecendo a sua importância no desenvolvimento e na manutenção da aptidão cardio-respiratória, da flexibilidade e da força e da resistência musculares;
Planeamento e implementação de programas de exercício físico em populações aparentemente saudáveis ou com complicações subclínicas em que o exercício é coadjuvante no tratamento;
Avaliação, planeamento e controlo do processo de treino numa perspectiva de melhorar e/ou manter a aptidão física;
Capacidade independente de pesquisa de informação bibliográfica de diversas procedências (Internet, b-on), relacionada com os conteúdos temáticos da área de especialidade.,

Planificação da actividade letiva (de acordo com calendário escolar)

Não publicado

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos da Unidade Curricular

Os objectivos da unidade curricular centram-se no desenvolvimento de competências teórico-práticas inerentes à concepção, coordenação e condução de programas de exercício físico, permitindo ao aluno ser orientado e conduzido, de forma semiautónoma e independente, ao longo desse processo.
Pretende-se uma abordagem coerente e abrangente dos diferentes conteúdos, possibilitando aos alunos uma compreensão, desenvolvimento e aquisição de competências ao nível do conhecimento sobre a estrutura, forma de organização, avaliação, planificação e controlo da implementação de exercício físico (Atividades de Grupo e Individuais), numa perspectiva de desenvolvimento e/ou manutenção das componentes da aptidão física (cardiorrespiratória, flexibilidade e força e resistência musculares).

Metodologias de ensino/aprendizagem utilizadas (métodos de trabalho, funcionamento da U.Curricular, recursos necessários, etc.)

As aulas presenciais baseiam-se, fundamentalmente, na exposição e apresentação dos conteúdos com uma abordagem muito prática: realização de sessões práticas nos diversos formatos de sessão e diferentes objetivos; desenvolvimento de sessões de micro-ensino, entre pares para treino das competências especificas; e prática pedagógica supervisionada (Atividades de Grupo e Individuais).
Planificação e implementação de sessões práticas (Bloco I e II).
Observação e registo da prática pedagógica supervisionada.
Projeto de modificação de comportamentos – relatórios e balanços – análise de comportamentos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objectivos da Unidade Curricular

De acordo com os objectivos definidos, importa transmitir aos estudantes vários conceitos teóricos e práticos, com vista a aprofundar os conhecimentos inerentes à concepção, coordenação e condução de programas de exercício físico. Assim, as horas de contacto nesta unidade curricular correspondem a aulas teórico-práticas de teor expositivo, mas dando ênfase à experimentação e vivencia prática, pelos alunos, das tarefas inerentes à planificação, organização e leccionação das atividades, e conteúdos programáticos desenvolvidos, para que os próprios estudantes e os docentes envolvidos possam, não só, aferir o grau de conhecimentos adquiridos, bem como, promover o seu aprofundamento e a aquisição das competências preestabelecidas.
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