Saltar para o conteúdo do SIDE
Logotipo do Sistema de Informação de Apoio ao Ensino
licenciatura em
Sistema de Informação de Apoio ao Ensino
[ Escola de Ciências Humanas e Sociais ]
Sexta , 14 de Agosto de 2020
2º Semestre, Ano letivo: 2019 / 2020
   
   
 
 
 
Unidades Curriculares
 
Cinema e documentário
   
Descrição - Objectivos (Ficha da Unidade Curricular)

Objectivos da Unidade Curricular e competências a desenvolver

Adquirir técnicas de competência visual no âmbito dos estudos fílmicos.
Projetar exemplos de análise de cinema documentário.
Estabelecer percursos palimpsésticos entre diferentes tipos de documentários.
Aprender a ver e a ler documentário como produto/interpretação autónoma, numa lógica que associa, cada vez mais, o uso da imagem a uma atitude reflexiva por parte do investigador.
Justificar opções conceptuais e cinematográficas no âmbito do cinema documentário.

Planificação da actividade letiva (de acordo com calendário escolar)

1.Cinema Documental: modos de representação - 24/27 fevereiro.
2. Cinema e Documentário: Compatibilidade/Incompatibilidade entre real e encenação - 2/5 março.
3. Cinema documental e montagem: objetividade versus subjetividade - 9/12 março.
4. Documentário, memória íntima e memória coletiva - 16/19 março.
5. Cinema documental e propaganda ideológica: fronteiras e interseções - 23/26/30 de março.
6. Filmar o ato criativo - cruzamentos estéticos - 2/16 abril.
7. Cinema documental - alavanca de textos literários - 20/23 abril.
8. Cinema documental e manipulação criativa - 27/30 abril.
9. Cinema documental, investigação, reflexão e produção estética: relações incestuosas - 4/7 maio.
10. Documentário animado - 11/14 maio.
11. Cinema documental e transmedia: o webdocumentário - 18/21 maio.
12. Cinema e Documentário - reflexões identitárias - 25/28 maio/1 junho.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos da Unidade Curricular

Adquirir técnicas de competência visual no âmbito dos estudos fílmicos - engloba todos os pontos do programa.
Projetar exemplos de análise de cinema documentário - engloba os pontos 9 a 11.
Estabelecer percursos palimpsésticos entre diferentes tipos de documentários - engloba os pontos 6, 7, 10 e 11.
Aprender a ver e a ler documentário como produto/interpretação autónoma, numa lógica que associa, cada vez mais, o uso da imagem a uma atitude reflexiva por parte do investigador - engloba os pontos 9 e 12.
Justificar opções conceptuais e cinematográficas no âmbito do cinema documentário - engloba os pontos 1, 2, 3, 4, 5 e 8.

Metodologias de ensino/aprendizagem utilizadas (métodos de trabalho, funcionamento da U.Curricular, recursos necessários, etc.)

Análise fílmica; análise comparativa de vários documentários; pesquisa de campo para recolha de temas e situações. Durante a quarentena, estas atividades concretizam-se através da plataforma Colibri Zoom e através de trocas de emails.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objectivos da Unidade Curricular

As metodologias de ensino estão intrinsecamente ligadas à análise fílmica. Todos os conceitos serão veiculados a partir da visualização dos filmes apresentados.

topo
 SIDE 
© 2002-2020 UTAD | E-mail: side@utad.pt | Telefone: 259350308 | Extensão: 4308 | Política de privacidade
Autor