Saltar para o conteúdo do SIDE
Logotipo do Sistema de Informação de Apoio ao Ensino
licenciatura em
Sistema de Informação de Apoio ao Ensino
[ Escola de Ciências Humanas e Sociais ]
Sábado , 15 de Agosto de 2020
2º Semestre, Ano letivo: 2019 / 2020
   
   
 
 
 
Unidades Curriculares
 
Inglês b2.2
   
Descrição - Objectivos (Ficha da Unidade Curricular)

Objectivos da Unidade Curricular e competências a desenvolver

Esta unidade curricular de Inglês B2.2 pretende estimular alunos de Inglês da Licenciatura em Ciências da Comunicação, nível B2 que utilizarão o Inglês em contexto laboral. Os principais objetivos desta UC são dois. Em primeiro lugar, espera-se que os estudantes melhorem as suas capacidades de comunicação. E, em segundo lugar, espera-se que melhorem também os conhecimentos de Inglês nas áreas-chave do mundo das Ciências da Comunicação.
Para alcançar estes objetivos pede-se que os estudantes participem ativa e produtivamente nas aulas. Estas serão acima de tudo de natureza prática e cobrirão os seguintes aspetos: atividades de audição, leitura, escrita e oralidade. Para cada grupo de unidades lecionadas há um workshop de gramática.
Existirá ainda a oportunidade de exercitar competências testadas em exames de Inglês, preparando desse modo os alunos com as 'skills' essenciais para suceder num ambiente de trabalho jornalístico.

Planificação da actividade letiva (de acordo com calendário escolar)

Recorrer-se-á a uma metodologia eclética orientada para o cumprimento dos objetivos supramencionados. Os alunos terão oportunidade de discutir vários tópicos relacionados com o mundo das Ciências da Comunicação, em situação de aula. Serão, ainda, expostos a atividades de leitura e audição autênticas e realistas, às quais se seguirão outras atividades motivadoras e estimulantes de escrita e de conversação que simularão situações de interação quotidianas que os discentes poderão encontrar num ambiente laboral. Dada a natureza prática desta UC, espera-se que, ocasionalmente, os alunos trabalhem em pares ou em grupos. No entanto, deve reservar-se algum tempo de trabalho individual, para além do trabalho em sala de aula, de forma a garantir o desenvolvimento contínuo das competências linguísticas.

Tendo em atenção as circunstâncias e limitações provocadas pela pandemia Covid-19, as aulas decorrerão essencialmente através de:

1) modo síncrono/online através da plataforma Zoom, com recurso a apresentações powerpoint, Prezi, Powtoon, TED Talks selecionadas bem como outras que sejam consideradas oportunas
2) modo assíncrono, em que um Guia de Aula é disponibilizado nos downloads do SIDE aos alunos, para que acedam aos links dos conteúdos e aos exercícios propostos, com posterior correcção através de modo síncrono.

Destes modos resultam a produção dos modelos funcionais de escrita leccionados ao longo do semestre, contabilizados para efeitos de avaliação

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos da Unidade Curricular

Os conteúdos programáticos são coincidentes com os objetivos traçados, uma vez que permitem o desenvolvimento das principais competências ao nível linguístico, social e cultural. Os alunos dominarão as competências essenciais para terem sucesso nas suas carreiras profissionais, familiarizando-se com a linguagem necessária para seus propósitos específicos. Estes incluem, mas não estão restritos aos seguintes: ler e compreender um anúncio de emprego e como escrever uma carta de candidatura ao mesmo; como escrever um a carta de candidatura espontânea; competências empresariais de atendimento ao público, como por exemplo, como promover marcas; como lançar novos produtos no mercado; como iniciar um negócio numa nova localidade; como fazer apresentações de negócios, como por exemplo, workshops e seminários.

Metodologias de ensino/aprendizagem utilizadas (métodos de trabalho, funcionamento da U.Curricular, recursos necessários, etc.)

Uma metodologia eclética será usada para perseguir os objetivos mencionados acima. Os alunos terão a oportunidade de discutir os vários tópicos relacionados com as Ciências da Comunicação nas aulas. Eles também receberão atividades de leitura e audição autênticas e realistas. Estes serão seguidos por atividades de escrita e fala motivadoras e estimulantes, que simularão as situações cotidianas de negócios que os alunos eventualmente encontrarão em um ambiente de trabalho profissional.
Tendo em atenção a pandemia Covid-19, os alunos e os docentes necessitarão de um computador e uma conexão fiável à Internet, para poderem aceder a todos os conteúdos disponibilizados online e offline.


Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objectivos da Unidade Curricular

Os conteúdos programáticos permitem ao aluno adquirir em idiomas estrangeiros; os principais conceitos relacionados ao mundo das ciências da comunicação, convidando-os a participar ativamente da construção desse conhecimento. Os aspectos propostos por cada um dos tópicos são analisados ​​e a visão do aluno é promovida, aprimorando não apenas a aquisição de vocabulário e outras estruturas linguísticas essenciais à comunicação, mas também a visão do mundo profissional
topo
 SIDE 
© 2002-2020 UTAD | E-mail: side@utad.pt | Telefone: 259350308 | Extensão: 4308 | Política de privacidade
Autor