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licenciatura em
Sistema de Informação de Apoio ao Ensino
[ Escola de Ciências e Tecnologia ]
Quinta , 6 de Agosto de 2020
2º Semestre, Ano letivo: 2019 / 2020
   
   
 
 
 
Unidades Curriculares
 
Física dos edifícios
   
Descrição - Objectivos (Ficha da Unidade Curricular)

Objectivos da Unidade Curricular e competências a desenvolver

Equipar os alunos com conhecimentos básicos e com sensibilidade para as questões relacionadas com a física dos edifícios, ao nível do comportamento térmico e das humidades , habilitando-os assim a melhor projectar e acompanhar a construção de edifícios.

Planificação da actividade letiva (de acordo com calendário escolar)

Não publicado

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos da Unidade Curricular

Os conteúdos programáticos ensinados no ponto 2 desta unidade curricular permitem familiarizar os alunos com noções gerais sobre a necessidade de aumentar a qualidade dos edifícios. No ponto 3 são fornecidos aos alunos os conhecimentos necessários para que estes possam vir a elaborar projetos de desempenho térmico dos edifícios, segundo a regulamentação portuguesa, tendo em vista o conforto dos seus utilizadores. No ponto 4 são fornecidos aos alunos conhecimentos para projectarem edifícios com menos problemas de humidades, dado serem-lhes fornecidos conhecimentos que lhes permitirão detetar as causas do aparecimento de humidades. São também ensinadas formas de evitar o seu aparecimento e de as remediar no caso de edifícios já existentes.

Metodologias de ensino/aprendizagem utilizadas (métodos de trabalho, funcionamento da U.Curricular, recursos necessários, etc.)

As horas de contacto estão divididas em 2T + 2TP. As Teóricas (T) são essencialmente expositivas da matéria teórica, com recurso a diapositivos, utilizando um computador e um projetor multimédia, havendo também troca de impressões entre o docente e os alunos. Estas horas de contacto permitirão aos alunos adquirirem os conhecimentos necessários para realizarem o projeto de desempenho energético dum edifício e para resolverem exercícios propostos, nas teórico-práticas (TP). Nestas horas serão ainda tiradas dúvidas aos alunos sobre o trabalho de grupo. Os alunos são avaliados através do trabalho, da sua apresentação e discussão, e de um teste.
O trabalho é obrigatório para todos os alunos.
A partir do dia 17 de março todas as horas de contacto passaram a ser lecionadas por videoconferência através da plataforma Colibri-Zoom no endereço https://videoconf-colibri.zoom.us/j/632008322. A apresentação e discussão do trabalho, o teste e exames serão realizados através desta plataforma

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objectivos da Unidade Curricular

O método expositivo utilizado nas horas de contacto teóricas com recurso a diapositivos e à interação entre o professor e os alunos é indicado para transmitir aos alunos os conceitos teóricos que permitem adquirir conhecimentos sobre a transmissão de calor em edifícios, bem como avaliar o seu desempenho térmico. São também apresentados conceitos relativos à transmissão de humidades nos edifícios, assim como a forma de prevenir o seu aparecimento ou remediar os problemas causados. A resolução de exercícios nas horas de contacto do tipo TP, bem como a execução do projecto de desempenho térmico de um edifício (trabalho de grupo), permite aos alunos aplicarem os conhecimentos adquiridos nas horas de contacto teóricas e desenvolver autonomia no estudo.
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