Saltar para o conteúdo do SIDE
Logotipo do Sistema de Informação de Apoio ao Ensino
doutoramento em
Sistema de Informação de Apoio ao Ensino
[ Escola de Ciências da Vida e do Ambiente ]
Quinta , 6 de Agosto de 2020
1º Semestre, Ano letivo: 2019 / 2020
   
   
 
 
 
Unidades Curriculares
 
Práticas laboratoriais em ciências do desporto
   
Descrição - Objectivos (Ficha da Unidade Curricular)

Objectivos da Unidade Curricular e competências a desenvolver

1) Saber seleccionar e aplicar os testes e respectivos instrumentos para avaliação fisiológica em função do objectivo e conhecer as limitações de cada teste e (ou) indicador medido.
2) Saber interpretar os resultados obtidos e aplicá-los na prescrição do exercício.
3) Desenvolver competências preliminares na preparação, montagem experimental e coleta de dados de acordo com vários métodos de pesquisa em Biomecânica do sistema músculo-esqueléticas, com possíveis aplicações no desenvolvimento de programas de treinamento ideal para melhorar o desempenho atlético, promoção da saúde e prevenção de lesões.
4) Saber aplicar testes e respetivos instrumentos de avaliação da composição corporal e da atividade física habitual, aplicando esses conhecimentos no exercício físico em idosos.
5) Saber aplicar testes e respetivos instrumentos de avaliação espirométrica, da pressão arterial, frequência cardíaca e ECG e análises clínicas.

Planificação da actividade letiva (de acordo com calendário escolar)

Não publicado

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos da Unidade Curricular

Não publicado

Metodologias de ensino/aprendizagem utilizadas (métodos de trabalho, funcionamento da U.Curricular, recursos necessários, etc.)

As aulas teórico práticas serão eminentemente expositivas, em contexto de sala de aula, em que o docente expõe os aspectos conceptuais em estudo. Nas aulas de prática laboratorial (laboratório, ginásio, etc) são demonstradas as técnicas de recolha de dados com participação activa dos alunos e são interpretados e discutidos esses dados, com os estudantes agrupados em grupos de trabalho. Na orientação tutorial, os grupos de alunos discutem com o docente os seus trabalhos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objectivos da Unidade Curricular

As aulas TP consolidam conhecimentos anteriores obtidos na licenciatura e mestrado e transmitem novos conhecimentos relativos às práticas laboratoriais em Ciências do Desporto e dessa forma dão cumprimento aos objetivos de conhecer, testes, instrumentos e protocolos laboratoriais. As aulas PL dão cumprimento aos objetivos restantes: i) saber selecionar e aplicar testes e instrumentos em função da finalidade pretendida; ii) saber interpretar os resultados obtidos e aplicá-los na prescrição do exercício.
topo
 SIDE 
© 2002-2020 UTAD | E-mail: side@utad.pt | Telefone: 259350308 | Extensão: 4308 | Política de privacidade
Autor