Saltar para o conteúdo do SIDE
Logotipo do Sistema de Informação de Apoio ao Ensino
doutoramento em
Sistema de Informação de Apoio ao Ensino
[ Escola de Ciências Humanas e Sociais ]
Sábado , 15 de Agosto de 2020
2º Semestre, Ano letivo: 2019 / 2020
   
   
 
 
 
Unidades Curriculares
 
Questões avançadas de ética e deontologia educacional
   
Descrição - Objectivos (Ficha da Unidade Curricular)

Objectivos da Unidade Curricular e competências a desenvolver

Espera-se que, no final deste módulo, os alunos sejam capazes de:
1. Discutir os conceitos fundamentais da ética e deontologia educacionais;
2. Identificar os valores do processo educacional, direitos, deveres e virtudes dos seus diferentes actores;
3. Analisar as implicações da responsabilidade profissional em situações concretas da relação pedagógica e exercício das funções docentes;
4. Reflectir sobre dilemas éticos do âmbito educativo e problemas cívicos e éticos actuais;
5. Fundamentar as suas opções deontológicas e éticas.

Planificação da actividade letiva (de acordo com calendário escolar)

Não publicado

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos da Unidade Curricular

A UC parte da tomada de consciência da dimensão ética da educação e da relevância ética da prática profissional dos educadores e professores. Por outro lado, considera algumas das principais correntes da ética contemporânea, colocando em diálogo as dimensões teórica e prática.
Os objectivos 1 a 5 são mutuamente solidários e são aprofundados circularmente em cada um dos pontos do programa. A perspectiva inicial relativa às correntes actuais da ética é de natureza histórica e teórica, mas vai sendo confrontada com a discussão dos pontos mais concretos e vivenciais do programa.
Será dado maior desenvolvimento aos pontos do programa com maior incidência nos interesses de investigação dos alunos inscritos.

Metodologias de ensino/aprendizagem utilizadas (métodos de trabalho, funcionamento da U.Curricular, recursos necessários, etc.)

A UC funciona em regime tutorial, sendo apresentados aos alunos algumas aulas para harmonização de conceitos e metodologia, e nas seguintes textos para trabalho autónomo, temas e problemas para debate em aula, a partir dos seus interesses de investigação.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objectivos da Unidade Curricular

Não publicado
topo
 SIDE 
© 2002-2020 UTAD | E-mail: side@utad.pt | Telefone: 259350308 | Extensão: 4308 | Política de privacidade
Autor