Saltar para o conteúdo do SIDE
Logotipo do Sistema de Informação de Apoio ao Ensino
doutoramento em
Sistema de Informação de Apoio ao Ensino
[ Escola de Ciências Humanas e Sociais ]
Sábado , 15 de Agosto de 2020
2º Semestre, Ano letivo: 2019 / 2020
   
   
 
 
 
Unidades Curriculares
 
Sociologia da educação
   
Descrição - Objectivos (Ficha da Unidade Curricular)

Objectivos da Unidade Curricular e competências a desenvolver

Os estudantes devem ser capazes de Identificar, conhecer e questionar/problematizar as diferentes teorias e níveis de análise sociológicos que contribuem para a interpretação das relações que se estabelecem entre a Sociedade e o Sistema Educativo, bem como as teorias e níveis de análise que contribuem para a compreensão da escola e de outras instituições educativas enquanto espaços organizacionais de poder, conflito, inovação, mudança ou resistência e espaços de construção de saber e aprendizagem dos educadores.
Os estudantes devem conseguir mobilizar os recursos/conhecimentos acima enunciados e outros de que disponham para situações-problema (Exercícios, desafios…) mediante os quais são colocados no decorrer do processo educativo nesta UC.

Planificação da actividade letiva (de acordo com calendário escolar)

As aulas decorrem nos tempos previstos, por forma a cumprir o programa da UC

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos da Unidade Curricular

Os conteúdos programáticos, assentes no contributo teórico e empírico de autores nacionais e internacionais, e a sua compreensão procuram fazer com que os alunos atinjam os objectivos definidos na UC, nomeadamente que sejam capazes de ter uma atitude crítica e reflexiva sobre as relações que se estabelecem entre a sociedade e o sistema educativo e sobre a escola e outras organizações educativas.

Metodologias de ensino/aprendizagem utilizadas (métodos de trabalho, funcionamento da U.Curricular, recursos necessários, etc.)

As metodologias de ensino assentam num processo combinado de exposição dos conteúdos programáticos por parte do docente com a participação dos estudantes no decorrer do processo educativo. Aos estudantes são colocados desafios/questões e exercícios a resolver nas aulas e também são colocados desafios que exigem que os estudantes tenham de procurar fora das aulas conhecimento adicional para os solucionar (as respostas a estes desafios são discutidos nas aulas seguintes).
As aulas decorrem, em consequência da atual pandemia, a distância, através da plataforma Zoom

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objectivos da Unidade Curricular

As metodologias de ensino, que combinam momentos de exposição docente dos conteúdos programáticos com momentos participativos e de discussão/reflexão conjunta (estudantes-docente), permitem que os estudantes vão adquirindo conhecimento e níveis de reflexão que os faz atingir os objectivos definidos para a UC. Por outro lado, o facto de se exigir que os alunos realizem tarefas fora da aula, para as quais é dado acompanhamento tutorial, vai desenvolvendo nos mesmos a responsabilidade e autonomia necessárias para construírem análises críticas, sustentadas teoricamente, sobre os conteúdos da UC que, por sua vez, lhes possibilita também atingir os objectivos da UC.
topo
 SIDE 
© 2002-2020 UTAD | E-mail: side@utad.pt | Telefone: 259350308 | Extensão: 4308 | Política de privacidade
Autor