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doutoramento em
Sistema de Informação de Apoio ao Ensino
[ Escola de Ciências Agrárias e Veterinárias ]
Quinta , 6 de Agosto de 2020
2º Semestre, Ano letivo: 2019 / 2020
   
   
 
 
 
Unidades Curriculares
 
Tese/PhD Thesis (3ºA)
   
Descrição - Objectivos (Ficha da Unidade Curricular)

Objectivos da Unidade Curricular e competências a desenvolver

[Publicado para o ano lectivo 2017/2018]


Desenvolver a capacidade crítica e analítica sobre o “state-of-the-art” da investigação e identificar o sentido e oportunidades da investigação futura; Saber aprofundar o conhecimento adquirido, quer nas UC’s do Curso, quer na auto-aprendizagem, de uma forma integrada, direcionados para o desenvolvimento de investigação original e inovação, designadamente para a resolução de problemas em situações novas, em contextos alargados e multidisciplinares, relacionando-os com as necessidades dos stakeholders das cadeias de valor; Desenvolver a capacidade de integrar o novo conhecimento no que está disponível atualmente determinando o respetivo impacto;
Desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada, incluindo reflexões sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais dessas soluções e desses juízos; Desenvolver a capacidade de síntese e de comunicação dos resultados de investigação e respetivas conclusões, para diferentes públicos alvo, de uma forma objetiva

Planificação da actividade letiva (de acordo com calendário escolar)

[Publicado para o ano lectivo 2017/2018]


O aluno prossegue com os trabalhos científicos de acordo com o plano inicial e as correções eventualmente introduzidas após o final do 2º ano sugeridas pelos docentes envolvidos na sua orientação.
O aluno deve prosseguir com a redação de alguns capítulos da tese e ter concluído quase integralmente a revisão bibliográfica e o Capítulo relativo a materiais e métodos.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos da Unidade Curricular

[Publicado para o ano lectivo 2017/2018]


Os conteúdos programáticos estabelecidos estão em sintonia com os objetivos de aprendizagem suscitando o desenvolvimento da capacidade crítica, de comunicação escrita e verbal e de auto-aprendizagem. Dado que a unidade curricular procura desenvolver competências ao nível da conceção, planeamento e desenvolvimento de trabalho experimental, laboratorial, e de análise, justificação e comparação de resultados obtidos com outros já publicados, de um projeto inovador de investigação científica, o programa da unidade curricular foi desenhado para permitir o acompanhamento individual de cada estudante por um ou dois docentes capazes de proporcionar uma melhor interacção entre os estudantes e os docentes/investigadores no sentido de potenciar a recolha e selecção de informação, a supervisão do trabalho experimental e laboratorial e a própria inserção do estudante no espaço científico.

Metodologias de ensino/aprendizagem utilizadas (métodos de trabalho, funcionamento da U.Curricular, recursos necessários, etc.)

[Publicado para o ano lectivo 2017/2018]


Orientação tutorial para a concepção, planeamento, redacção e apresentação da tese de
doutoramento. Envolvimento de um orientador e co-orientador com “expertise” no tema científico escolhido que farão de uma forma interactiva e regular o acompanhamento de todos os trabalhos desenvolvidos, definindo as etapas seguintes da investigação conforme o plano inicial, podendo ocorrer ajustamentos em função de eventuais desvios ao plano inicial. Uma vez por ano, o doutorando, na presença dos seus orientadores, apresenta e submete à discussão de todos os seus colegas, numa sessão pública, e à Direção do PD, os resultados e progresso do seu trabalho.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objectivos da Unidade Curricular

[Publicado para o ano lectivo 2017/2018]


A UC de Tese pretende habilitar os doutorandos a conceber, desenvolver, executar, discutir e apresentar conclusões sobre um trabalho de investigação original sobre as cadeias de produção agro-alimentar.
O envolvimento do tutor e dos orientadores com uma função específica bem definida, que são o garante do sucesso dos trabalhos realizados e dos resultados esperados coaduna-se e incentiva os objetivos de aprendizagem nas vertentes relativas ao aprofundamento e desenvolvimento do conhecimento científico, da sua capacidade crítica, da comunicação e capacidade de síntese e de perceber a importância da investigação na resolução de problemas da cadeia de valor agro-alimentar, que tenham um efetivo impacte na competitividade da respetiva cadeia. Deste modo, após a realização da tese o doutorado terá competências para assumir a investigação em ambiente empresarial, criando soluções e produtos inovadores de modo a acrescentar valor na respetiva cadeia de valor.
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