Saltar para o conteúdo do SIDE
Logotipo do Sistema de Informação de Apoio ao Ensino
licenciatura em
Sistema de Informação de Apoio ao Ensino
[ Escola de Ciências Humanas e Sociais ]
Quinta , 6 de Agosto de 2020
2º Semestre, Ano letivo: 2019 / 2020
   
   
 
 
 
Unidades Curriculares
 
Expressão musical II
   
Descrição - Objectivos (Ficha da Unidade Curricular)

Objectivos da Unidade Curricular e competências a desenvolver

Inferir sobre o valor da Expressão Musical na Educação Básica
Adquirir sensibilidade para a expressão/educação musical.
Integrar conhecimentos básicos relativos à música.
Educar e desenvolver as capacidades rítmicas, vocais e auditivas.
Proporcionar fundamentos didácticos para o desenvolvimento de actividades de expressão/educação musical na educação básica.

Planificação da actividade letiva (de acordo com calendário escolar)

Não publicado

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos da Unidade Curricular

Os conteúdos promovem a audição activa; sensibilização musical através da audição e audição como veículo de aquisição de conhecimentos.
Desenvolve os métodos ativos de pedagogos como Dalcroze; Orff; Martenot; Kodály; Suzuki; Willems; van Hauwe; Wuytack. Promove, ainda as Canções infantis.
O repertório musical tem em conta um critério de selecção de canções adequadas à consecução dos objectivos a atingir.

Metodologias de ensino/aprendizagem utilizadas (métodos de trabalho, funcionamento da U.Curricular, recursos necessários, etc.)

Aulas teórico-práticas.
Utilização dos métodos activos baseados nas correntes pedagógico-musicais iniciadas no séc. XX.
A partir de canções, efectuar: ritmos com vocábulos Kodály, ritmos nos quatro níveis corporais e rítmica verbal. Entoar canções. Executar as melodias das canções com
instrumentos (sempre que possível). Acompanhar as canções com instrumentos de sala de aula (sempre que possível) e/ou de construção própria. Realizar jogos musicais. Jogos com melodias do Livro Canções de Mimar. Efectuar jogos de substituição de palavras. Efectuar pequenas coreografias. Reflectir sobre os aspectos teóricos decorrentes da prática e da necessidade de os dominar com vista à literacia musical.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objectivos da Unidade Curricular

Não publicado
topo
 SIDE 
© 2002-2020 UTAD | E-mail: side@utad.pt | Telefone: 259350308 | Extensão: 4308 | Política de privacidade
Autor