Saltar para o conteúdo do SIDE
Logotipo do Sistema de Informação de Apoio ao Ensino
licenciatura em
Sistema de Informação de Apoio ao Ensino
[ Escola de Ciências Humanas e Sociais ]
Quinta , 6 de Agosto de 2020
2º Semestre, Ano letivo: 2019 / 2020
   
   
 
 
 
Unidades Curriculares
 
Didática da matemática
   
Descrição - Objectivos (Ficha da Unidade Curricular)

Objectivos da Unidade Curricular e competências a desenvolver

- Reconhecer a importância da matemática na Educação Pré-escolar e no 1.º e 2.º ciclos do ensino básico.
- Conhecer diferentes materiais e recursos didáticos que possam ser utilizados em diferentes contextos de ensino e aprendizagem da Matemática na Educação Pré-Escolar e no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico.
- Desenvolver conhecimentos e capacidades para usar e avaliar materiais e recursos didáticos em contextos educativos, inventariando vantagens e limitações de cada um deles.
- Identificar e discutir diferentes estratégias de ensino e aprendizagem ligados ao domínio da matemática na Educação Pré-escolar e aos domínios do Programa de Matemática do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico.
- Discutir diferentes formas de introduzir atividades matemáticas no jardim de infância e no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico.

Planificação da actividade letiva (de acordo com calendário escolar)

Não publicado

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos da Unidade Curricular

Os conteúdos programáticos estão de acordo com os objetivos propostos visto que numa primeira parte permitem o conhecimento teórico do que se entende por ser professor, ensinar matemática, criar um bom ambiente de aprendizagem. Numa segunda parte, vão permitir ao futuro professor contactar com os tópicos matemáticos principais que terão de ensinar, conhecendo diferentes formas didáticas de os abordar em sala de aula (estratégias e materiais didáticos).


Metodologias de ensino/aprendizagem utilizadas (métodos de trabalho, funcionamento da U.Curricular, recursos necessários, etc.)

Alterações devido à epidemia Covid-19 entre parêntesis:
O desenvolvimento e exploração dos temas será feito através de tarefas a realizar (individualmente ou) em pequenos grupos (enviadas através do SIDE alguns dias antes da aula e devolvidas por mail à docente até à hora da aula). Existirão (por videoconferência) momentos de intervenção estruturada do professor sempre que tal se mostre necessário ao avanço das tarefas. No final de cada tarefa será feita a apresentação das produções de cada grupo à turma o que dará origem a discussão entre alunos e professor, terminando com a síntese por parte deste dos aspetos fundamentais a reter (por videoconferência). Haverá ainda oportunidade para os alunos desenvolverem algumas atividades individuais escritas (com consulta) de reflexão sobre intervenção didática matemática em casos pseudo reais no âmbito da educação pré-escolar, do 1º e 2º ciclo do ensino básico (enviadas por mail à docente e com defesa oral obrigatória, por videoconferência).

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objectivos da Unidade Curricular

A metodologia de ensino escolhida possibilita ao aluno contactar de forma ativa com as tarefas que virá a ter de desenvolver quando for educador/professor. Mais concretamente, esta metodologia favorece a discussão entre os alunos e uma maior compreensão das temáticas abordadas, bem como o desenvolvimento dos seus conhecimentos e capacidades para discernir as potencialidades pedagógicas de diferentes propostas metodológicas e recursos didáticos, para o ensino e aprendizagem da matemática nos primeiros anos.
topo
 SIDE 
© 2002-2020 UTAD | E-mail: side@utad.pt | Telefone: 259350308 | Extensão: 4308 | Política de privacidade
Autor