Saltar para o conteúdo do SIDE
Logotipo do Sistema de Informação de Apoio ao Ensino
licenciatura em
Sistema de Informação de Apoio ao Ensino
[ Escola de Ciências Humanas e Sociais ]
Sexta , 14 de Agosto de 2020
2º Semestre, Ano letivo: 2019 / 2020
   
   
 
 
 
Unidades Curriculares
 
Análise e tratamento de dados
   
Descrição - Avaliação (Ficha da Unidade Curricular)

Modos de avaliação, necessidade de inscrição prévia a provas e condições de transição entre modos

Relativamente ao modelo de avaliação da unidade curricular de Análise e tratamento de dados, os alunos deverão atender aos itens seguintes.
1. Inscrição na unidade curricular
A inscrição numa turma teórico e de prática laboratorial é obrigatória e deve ser efetuada no SIDE (Sistema de Informação de Apoio ao Ensino), no prazo de:
(a) uma semana após o final do período de matrículas para os estudantes que se inscrevem pela primeira vez no curso;
(b) duas semanas após o início do semestre letivo para os outros alunos.
2. Inscrição em provas de avaliação escrita
Para ter acesso a qualquer prova de avaliação escrita, os alunos deverão proceder à sua inscrição no SIDE até 36 horas antes da realização da respetiva prova.
3. Assiduidade
Para ter acesso a qualquer prova de avaliação escrita, os alunos deverão assistir a um mínimo de 70% das horas de contacto teóricas e teórico-práticas previstas.
Os alunos com estatuto especial que confere esse direito e os alunos que cumpriram o critério de assiduidade nesta UC no ano letivo 2018-19 estão dispensados da frequência no presente ano letivo se apenas pretendem submeter-se a avaliação por exame.
4. Modos de avaliação
Os estudantes podem ser avaliados num dos seguintes modos:
Modo 1: avaliação contínua;
Modo 2: avaliação contínua seguida de avaliação complementar;
Modo 3: avaliação por exame.
Na avaliação contínua será considerado aprovado na unidade curricular todo o aluno que cumpra o critério de assiduidade, que obtenha em cada prova (teste) a classificação mínima de 7 valores e que tenha uma classificação final (fórmula abaixo) superior ou igual a 9.5 valores em 20.
Os alunos não aprovados no modo de avaliação 1 estão admitidos ao modo 2, realizando uma nova prova escrita na época normal que incidirá apenas sobre o conteúdo programático de uma única prova em que o aluno teve nota inferior a 9.5 valores. A nota final da unidade curricular será calculada da mesma forma que no modo 1 sendo o resultado da prova com nota negativa substituído pelo resultado obtido nesta avaliação.
5. Em qualquer um dos modos de avaliação, os alunos que obtenham uma classificação superior ou igual a 18.5 valores, e que pretendam uma classificação final superior a 18 valores, terão que validar a nota através de uma prova suplementar a combinar com as professoras da UC. A nota final é a nota da prova suplementar (ou 18 valores, caso a nota da prova suplementar seja inferior a 18 valores).
6. Época de recurso
Têm acesso à época de recurso todos os estudantes não aprovados na época normal, regularmente inscritos nesta UC e que reúnam as condições mínimas de acesso a exame. Para ter acesso a esta época de exames os estudantes devem proceder à sua inscrição no SIDE.
O exame da época de recurso consiste numa prova escrita teórico-prática classificada para 20 valores e com a duração máxima de 2 horas (1 hora e 30 minutos e um período de tolerância de 30 minutos), sendo toda a matéria sumariada na UC objeto de avaliação.
7. Época especial
Têm acesso à época especial todos os estudantes regularmente inscritos nesta UC e que reúnam as condições descritas no Regulamento Pedagógico em vigor. Para ter acesso a esta época de exames os estudantes devem proceder à sua inscrição nos Serviços Académicos, bem como no SIDE.
O exame da época especial consiste numa prova escrita teórico-prática classificada para 20 valores e com a duração máxima de 2 horas (1 hora e 30 minutos e um período de tolerância de 30 minutos), sendo toda a matéria sumariada na UC objeto de avaliação.
8. Em qualquer provas de avaliação,
(a) os alunos devem fazer-se acompanhar de um documento de identificação para além do cartão de estudante da UTAD;
(b) não é permitida a consulta de quaisquer apontamentos e/ou livros;
(c) é permitida a utilização de qualquer máquina de calcular;
(d) não é permitido o uso de lápis ou corretor na folha de prova;
(e) os alunos não se podem ausentar da sala, em caso algum, durante o tempo de prestação da prova sem autorização prévia de um docente vigilante;
(f) um aluno que pretenda desistir da prova deverá declará-lo por escrito na sua folha de teste e só poderá abandonar a sala de exame depois de autorização expressa do docente e nunca antes de decorridos 30 minutos do início do mesmo;
(g) é autorizada a realização da prova aos estudantes que se apresentem na sala até 30 minutos depois do seu início. O estudante a quem for concedida esta autorização não goza, por esse facto, de tempo suplementar para terminar a prova;
(h) é vedada aos estudantes toda a comunicação entre si que, direta ou indiretamente, permita obter ou recolher informação sobre o conteúdo das mesmas, não sendo permitido o uso de telemóveis ou outros equipamentos de comunicação e gravação;
(i) a fraude ou plágio implica a anulação da prova, podendo vir a ser instaurado ao aluno um procedimento disciplinar.

Critérios mínimos de admissão a exame

É condição mínima de admissão a provas de avaliação e/ou a exame a assistência a um mínimo de 70% das horas de contacto teórico-práticas e tutoriais sumariadas. Excetuam-se os casos de alunos com estatutos especiais ou alunos com frequência obtida no ano letivo 2018/19.
Os alunos que não tenham assistido a um mínimo de 70% das horas de contacto sumariadas, serão considerados como não admitidos no final do corrente ano letivo.

Descrição dos modos de avaliação (preencher os que se aplicam)

Modo 1: avaliação contínua (incluir calendarização e fórmula de cálculo)

Não publicado

Modo 2: avaliação complementar

Não publicado

Modo 3: exame (incluir fórmula de cálculo)

Não publicado

Modo 4: projeto (incluir fórmula de cálculo)

Não publicado
topo
 SIDE 
© 2002-2020 UTAD | E-mail: side@utad.pt | Telefone: 259350308 | Extensão: 4308 | Política de privacidade
Autor