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licenciatura em
Sistema de Informação de Apoio ao Ensino
[ Escola de Ciências Humanas e Sociais ]
Sexta , 14 de Agosto de 2020
2º Semestre, Ano letivo: 2019 / 2020
   
   
 
 
 
Unidades Curriculares
 
Análise e tratamento de dados
   
Descrição - Objectivos (Ficha da Unidade Curricular)

Objectivos da Unidade Curricular e competências a desenvolver

Fornecer aos alunos os conhecimentos necessários à boa compreensão e aplicação dos conceitos fundamentais de Análise e tratamento de dados, enquanto ferramentas indispensáveis na decisão em situações de incerteza, que surgem no dia a dia e têm que ser ensinadas às crianças e logo na Licenciatura em Educação Básica. Em particular, os alunos deverão ser capazes de formalizar e resolver problemas em contextos que envolvam resultados de experiências aleatórias, de conhecer as regras das probabilidade, saber usar e resumir os dados recolhidos, analisar a existência da relação linear entre 2 variáveis. Será introduzida a análise de variância simples e suas aplicações. Sempre que possível serão introduzidas explicitamente competências e disposições relacionadas com o pensamento crítico.

Planificação da actividade letiva (de acordo com calendário escolar)

Não publicado

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos da Unidade Curricular

O programa desta UC permite que os alunos adquiram conhecimentos teórico-práticos para o estudo de Análise e tratamento de dados e a sua aplicação em situações reais. UC revê as principais técnicas e conceitos de Estatística Descritiva Unidimensional (cap 2) e Bidimensional (cap 3). A modelação de diversos fenómenos aleatórios e a quantificação da incerteza a eles associada é abordada nos primeiros capítulos seguintes através do estudo das probabilidades (cap 1). Sempre que possível serão introduzidas explicitamente competências e disponibilidades relacionadas com o pensamento crítico.

Metodologias de ensino/aprendizagem utilizadas (métodos de trabalho, funcionamento da U.Curricular, recursos necessários, etc.)

Os princípios teórico-práticos (TP) são preparados pelos alunos durante das aulas teórico-práticas com apoio bibliográfico e estudo dos alunos e desenvolvidos nas aulas através de trabalhos individuais ou de grupo no sentido de sensibilizar os alunos para a importância, quer dos métodos estatísticos e desenvolvendo do raciocínio estatístico. Realizam-se tarefas que os alunos poderão usar, de futuro na sua prática letiva. Nas aulas TP também são resolvidos pelos alunos problemas para consolidação dos tópicos. Nas aulas TP e acompanhamento tutorial serão desenvolvidos 2 miniprojetos para os alunos contactarem com a aplicação prática dos métodos estatísticos e das probabilidades. No início de cada semestre será fornecida bibliografia para apoiar o estudo dos alunos e a sua autonomia científica. Sempre que possível serão introduzidas explicitamente competências e disponibilidades relacionadas com o pensamento crítico.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objectivos da Unidade Curricular

Os princípios teórico-práticos são desenvolvidos durante a aula através de um manual principal fornecido aos alunos no sentido de sensibilizar os alunos para a importância, quer dos métodos estatísticos, quer dos pressupostos do seu uso, assim como o desenvolvimento do raciocínio estatístico. Serão concretizados os conceitos usando tarefas aula a aula - individualmente ou em grupo - problemas (e a partir de dados recolhidos pelos alunos, tanto quanto possível, e a partir de um questionário) e tarefas e aprendendo a usar a folha de cálculo, applets (apliquetas), ou aplicações no telemóvel. Serão fornecidos outros problemas para realizar autonomamente.
No início de cada semestre uma lista de bibliografia que permite apoiar o estudo dos alunos, bem como incentivar a sua autonomia científica.
A avaliação contínua desta unidade curricular baseia-se na execução de 2 miniprojectos. As tarefas aula a aula e os testes visam orientar os alunos na solidificação dos principais tópicos teórico-práticos dos temas abordados no sentido de os preparar para as etapas dos 2 miniprojectos. A ideia do desenvolvimento dos miniprojectos, ao longo de todo o semestre, é a de envolver os alunos numa investigação estatística em que se sentirão todos os prós e contras e, de futuro, terão conhecimentos para ultrapassar as dificuldades em probabilidades e nos estudos estatísticos.
A estrutura desta unidade curricular foi concebida de modo a que os alunos revejam a estatística descritiva unidimensional (cap 2) e bidimensional (cap 3) de modo a usá-las no seu miniprojecto e adquiram as noções fundamentais de métodos estatísticos - probabilidades e suas leis (cap 1). A modelação de diversos fenómenos aleatórios e a quantificação da sua incerteza é abordada através do estudo das probabilidades
Espera-se que as metodologias adotadas permitam que o aluno desenvolva capacidades de trabalho autónomo e em grupo, bem como desenvolva de forma explícita as competências e disposições para o desenvolvimento do seu pensamento crítico.
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