Saltar para o conteúdo do SIDE
Logotipo do Sistema de Informação de Apoio ao Ensino
licenciatura em
Sistema de Informação de Apoio ao Ensino
[ Escola de Ciências Humanas e Sociais ]
Quinta , 29 de Outubro de 2020
1º Semestre, Ano letivo: 2020 / 2021
   
   
 
 
 
Unidades Curriculares
 
Medida e padrões
   
Descrição - Objectivos (Ficha da Unidade Curricular)

Objectivos da Unidade Curricular e competências a desenvolver

[Publicado para o ano lectivo 2019/2020]


A Geometria está presente na educação Pré-escolar e no Ensino Básico e tem como ideia central o desenvolvimento do sentido espacial dos alunos. O estudo das figuras bi e tridimensionais tem um papel fundamental na unidade curricular Medida e Padrões. Assim, os alunos de Medida e Padrões devem:
- Conhecer os factos e procedimentos básicos da Geometria;
- Lidar com conceções geométricas em diversas representações;
- Comunicar as suas ideias e interpretar as dos outros;
- Raciocinar matematicamente usando conceitos, representações e procedimentos geométricos;
- Compreender problemas em contextos geométricos e de os resolver utilizando estratégias apropriadas;
- Apreciar a plausibilidade dos resultados obtidos e a adequação ao contexto das soluções;
- Estabelecer conexões entre diferentes conceitos e relações geométricas;
- Fazer Matemática de um modo autónomo.
- Apreciar a Matemática e a Geometria em particular.

Planificação da actividade letiva (de acordo com calendário escolar)

Não publicado

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos da Unidade Curricular

[Publicado para o ano lectivo 2019/2020]


A Geometria está presente no Ensino Básico, nos três ciclos e tem como ideia central o desenvolvimento do sentido espacial dos alunos. O estudo das figuras geométricas bi e tridimensionais continua a ter um papel importante logo no 1.º ciclo, no 2.º ciclo os alunos são já chamados a relacionar propriedades geométricas, e no 3.º ciclo surgem situações de raciocínio hipotético-dedutivo. Uma alteração de relevo em relação ao programa anterior é que se estuda, logo desde o 1.º ciclo, as transformações geométricas, primeiro de forma intuitiva e depois com crescente formalização. A Medida tem um peso importante no 1.º ciclo, que decresce nos ciclos seguintes, mas sendo um tema bastante rico do ponto de vista das conexões entre temas matemáticos e com situações não matemáticas. Os futuros professores do Ensino Básico necessitam de uma sólida formação na área, uma vez que esses profissionais serão responsáveis pelo início de um período, mais ou menos longo, de aprendizagem geométrica

Metodologias de ensino/aprendizagem utilizadas (métodos de trabalho, funcionamento da U.Curricular, recursos necessários, etc.)

[Publicado para o ano lectivo 2019/2020]


Desde o dia 16 de março de 2020 as aulas começaram a ser dadas à distância de forma síncrona, embora algumas possam ser dadas de forma assíncrona através da plataforma Zoom. Em cada semana serão disponibilizados documentos no side, nos quais existem exercícios que os alunos devem resolver e enviar, por email, para que as suas dúvidas para que possam ser esclarecidas e serão propostos Desafios que terão que ser resolvidos e submetidos via Side, dentro de determinado prazo. Os alunos, em grupo, devem elaborar dois trabalhos, submeter via Side dentro de determinado prazo e apresentá-los aos restantes colegas.
Avaliação: contínua com a realização dos Desafios, dos trabalhos em grupo e de uma prova de exame final; ou Exame final, com a duração de 2 horas. Será permitido e aconselhado o uso de material de desenho: régua, esquadro, transferidor e compasso. Caso a pandemia se agravar levando a novo estado de emergência, serão desenvolvidos 2 testes on-line cada um com a duração de 30 minutos



Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objectivos da Unidade Curricular

[Publicado para o ano lectivo 2019/2020]


Durante as aulas será proposto aos alunos, futuros professores, a realização de diferentes tipos de tarefas apoiando-os na sua realização. Para além da execução das tarefas proporcionar-se-á momentos para confronto de resultados, discussão de estratégias e institucionalização de conceitos e representações matemáticas. As situações a propor aos alunos, tanto numa fase de exploração de um conceito como na fase de consolidação e aprofundamento, envolverão contextos matemáticos e não matemáticos e incluirão outras áreas do saber e situações do quotidiano dos alunos.
A comunicação deve ter também um lugar destacado na prática letiva do futuro professor, assim, através da discussão oral na aula, os alunos, futuros professores, confrontam as suas estratégias de resolução de problemas e identificam os raciocínios produzidos durante a resolução de problemas geométricos.
A exploração de conexões entre conceitos geométricos, e entre conceitos e propriedades geométricas e outros conceitos referentes a outros campos do conhecimento ou a situações próximas do dia-a-dia do aluno, constitui também uma orientação metodológica importante. Os alunos, futuros professores, também têm de compreender como os conhecimentos geométricos se relacionam entre si, e serem capazes de usar a linguagem numérica e algébrica na resolução de problemas geométricos, nos mais diversos contextos.
Na Geometria é ainda essencial o uso de instrumentos como a régua, esquadro, compasso e transferidor, muitas vezes também úteis no estudo de outros temas. Ao longo de todos os ciclos do Ensino Básico, os alunos devem usar calculadoras e computadores na realização de cálculos complexos, na representação de informação e na representação de objetos geométricos. Neste contexto, o seu uso, por parte dos futuros professores, é particularmente importante na resolução de problemas e na exploração de situações geométricas, casos em que os cálculos não constituem objetivo prioritário de aprendizagem, e a atenção se deve centrar nas condições da situação, nas estratégias de resolução e na interpretação e avaliação dos resultados.
topo
 SIDE 
© 2002-2020 UTAD | E-mail: side@utad.pt | Telefone: 259350308 | Extensão: 4308 | Política de privacidade
Autor