Saltar para o conteúdo do SIDE
Logotipo do Sistema de Informação de Apoio ao Ensino
licenciatura em
Sistema de Informação de Apoio ao Ensino
[ Escola de Ciências Humanas e Sociais ]
Sábado , 15 de Agosto de 2020
2º Semestre, Ano letivo: 2019 / 2020
   
   
 
 
 
Unidades Curriculares
 
Metodologia da investigação - licenciatura em educação básica (853)
   
Descrição - Objectivos (Ficha da Unidade Curricular)

Objectivos da Unidade Curricular e competências a desenvolver

- Conhecer as principais características de investigação científica.
- Identificar os principais métodos de investigação científica.
- Descrever as fases do processo de investigação científica.
- Conhecer a estrutura de um projeto de investigação.
- Formular corretamente problemas de investigação.
- Desenvolver competências práticas de investigação científica.
- Conceber instrumentos de recolha de dados adequados.

Planificação da actividade letiva (de acordo com calendário escolar)

Não publicado

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos da Unidade Curricular

Os conteúdos programáticos para esta unidade curricular estão em consonância com os objetivos delineados e a bibliografia considerada, uma vez que permitem a identificação e compreensão das temáticas a abordar na disciplina e no conhecimento dos instrumentos metodológicos necessários que permitam estabelecer a ligação entre a teoria e a prática.
Nesse sentido, pretende-se levar os estudantes à compreensão do papel da metodologia de investigação no desenvolvimento e construção do conhecimento. Tendo presente este princípio elementar, importa cruzar os diferentes conhecimentos e práticas reflexivas sobre os fundamentos teóricos e fontes originárias de ambas as ciências.

Metodologias de ensino/aprendizagem utilizadas (métodos de trabalho, funcionamento da U.Curricular, recursos necessários, etc.)

As metodologias de ensino estão em coerência com os objetivos da unidade curricular dado que a exposição do programa é articulada com apresentação de casos práticos e com a resolução de exercícios possibilita uma explicação adequada dos conteúdos face ao público-alvo. Portanto, dar-se-á preferência a exposição teórica interativa com recurso a variados suportes audiovisuais e trabalhos práticos individuais e em grupo orientados; debate/ discussão de textos e de exemplos, (via a plataforma Colibri e SIDE) fomentando a pesquisa e leitura individual e coletiva da documentação disponível sobre os conteúdos propostos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objectivos da Unidade Curricular

Através da exposição dos conteúdos da unidade curricular efetuada e da análise em diversas fontes e da reflexão individual e coletiva sobre os mesmos, espera-se que os alunos adquiram e desenvolvam as capacidades de análise crítica e mobilização do conjunto de informações e conhecimentos dos processos de investigação. Por intermédio do trabalho em grupo, procurar-se-á ao mesmo tempo que os alunos aperfeiçoem as suas competências cooperativas, comunicacionais, interrogativas e argumentativas. As metodologias de ensino escolhidas constituem caminhos mais adequados à consecução dos objetivos estabelecidos, privilegiando em todos os momentos a participação ativa dos estudantes no processo de construção do conhecimento.
Desta forma, considera-se que os conteúdos, os métodos e a avaliação sejam congruentes com os objetivos desta unidade curricular.
topo
 SIDE 
© 2002-2020 UTAD | E-mail: side@utad.pt | Telefone: 259350308 | Extensão: 4308 | Política de privacidade
Autor