Saltar para o conteúdo do SIDE
Logotipo do Sistema de Informação de Apoio ao Ensino
licenciatura em
Sistema de Informação de Apoio ao Ensino
[ Escola de Ciências Humanas e Sociais ]
Quinta , 6 de Agosto de 2020
2º Semestre, Ano letivo: 2019 / 2020
   
   
 
 
 
Unidades Curriculares
 
Planificação e avaliação de ensino
   
Descrição - Objectivos (Ficha da Unidade Curricular)

Objectivos da Unidade Curricular e competências a desenvolver

-Caraterizar as orientações curriculares para a educação pré-escolar e para o ensino básico português.
-Conhecer diferentes modelos de planificação de aulas.
-Identificar as componentes de uma planificação de aulas.
-Compreender o conceito e as funções pedagógicas da avaliação das aprendizagens.
-Conhecer instrumentos de avaliação das aprendizagens.

Planificação da actividade letiva (de acordo com calendário escolar)

Não publicado

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos da Unidade Curricular

Pela abordagem das orientações curriculares para o pré-escolar e para o ensino básico, os alunos conhecem-nas e compreendem-nas. Pela abordagem do conceito, das funções e dos modelos de planificação de aulas, com as suas diferentes componentes, os alunos compreendem a necessidade de planificar as aulas, as decisões didáticas que têm que tomar no ato de planificar e diferentes modelos de planificação. Através da abordagem do conceito e das funções pedagógicas da avaliação das aprendizagens e das técnicas e dos instrumentos de avaliação, os alunos compreendem as diferentes modalidades de avaliação e a sua importância.

Metodologias de ensino/aprendizagem utilizadas (métodos de trabalho, funcionamento da U.Curricular, recursos necessários, etc.)

Devido ao período de confinamento provocado pelo COVID-19, as aulas serão à distância, usando a plataforma Colibri Zoom. Serão fornecidos textos sobre os conteúdos do programa e discutidos nas aulas à distância.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objectivos da Unidade Curricular

Pela discussão dos conteúdos com os alunos, estes compreendem as orientações curriculares para a educação pré-escolar e para o ensino básico, compreendem a importância de se planificar as aulas, os modelos com que o podem fazer, as suas componentes e compreendem o processo de avaliação das aprendizagens de acordo com a função pedagógica em causa.
topo
 SIDE 
© 2002-2020 UTAD | E-mail: side@utad.pt | Telefone: 259350308 | Extensão: 4308 | Política de privacidade
Autor