Saltar para o conteúdo do SIDE
Logotipo do Sistema de Informação de Apoio ao Ensino
licenciatura em
Sistema de Informação de Apoio ao Ensino
[ Escola de Ciências Humanas e Sociais ]
Quinta , 6 de Agosto de 2020
2º Semestre, Ano letivo: 2019 / 2020
   
   
 
 
 
Unidades Curriculares
 
Estatística aplicada à economia e gestão
   
Descrição - Objectivos (Ficha da Unidade Curricular)

Objectivos da Unidade Curricular e competências a desenvolver

Nesta UC pretende-se dar aos alunos uma formação de base em Probabilidades e Estatística.
Os alunos deverão ser capazes de interiorizar os conceitos básicos de probabilidades, reconhecer e utilizar diversos modelos probabilísticos.
Com a aprendizagem de métodos de inferência estatística e suas aplicação em problemas reais, os alunos deverão ser capazes de compreender o conceito de distribuição amostral, obter intervalos de confiança; efectuar testes de hipóteses, tendo em conta a sua adequação ao problema em questão.

Planificação da actividade letiva (de acordo com calendário escolar)

Não publicado

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos da Unidade Curricular

A estrutura desta unidade curricular foi concebida de forma que os alunos adquiram as noções fundamentais de Probabilidades e Estatística.
A modelação de diversos fenómenos aleatórios e a quantificação da incerteza a eles associada é abordada nas primeiras secções através do estudo das probabilidades e das variáveis aleatórias reais, dando particular ênfase aos modelos probabilísticos mais utilizados.
A inferência estatística é objecto de estudo nas restantes secções. Iniciando com a introdução dos conceitos básicos, aborda-se a estimação pontual, a construção e interpretação de intervalos de confiança, bem como a realização de testes de hipóteses e a tomada de decisões.

Metodologias de ensino/aprendizagem utilizadas (métodos de trabalho, funcionamento da U.Curricular, recursos necessários, etc.)

As metodologias de ensino da Unidade Curricular serão:
- Aulas teórico-práticas lecionadas por meio oral, escrito e/ou com projecção multimédia onde serão introduzidos os conceitos e ideias imprescindíveis ao processo de aprendizagem da UC. Sempre que possível, serão utilizados exemplos de aplicação dos conceitos teóricos para ajudar à compreensão dos mesmos. Nessas aulas também será solicitado ao aluno a resolução autónoma de exercícios propostos na UC, requerendo quando necessário o apoio do docente;
- Aulas tutoriais onde serão discutidos alguns dos problemas a resolver.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objectivos da Unidade Curricular

A unidade curricular está organizada numa tipologia de aulas teórico-práticas e orientação tutorias. Sendo esta uma UC de formação de base em Probabilidades e Estatística, será dado particular relevo à interiorização dos conceitos teóricos e à compreensão da sua aplicabilidade. Em algumas aulas, de natureza expositiva, serão introduzidos os conceitos e discutida a sua utilidade. Pressupõe-se uma componente de estudo individual por parte do aluno de forma a aprofundar os conhecimentos apresentados. Nas restantes aulas os alunos serão estimulados a participar mais activamente no processo de aprendizagem testando os conhecimentos adquiridos através da resolução de exercícios práticos apropriados. Espera-se que o aluno desenvolva capacidades de trabalho autónomo e em grupo.
topo
 SIDE 
© 2002-2020 UTAD | E-mail: side@utad.pt | Telefone: 259350308 | Extensão: 4308 | Política de privacidade
Autor