Saltar para o conteúdo do SIDE
Logotipo do Sistema de Informação de Apoio ao Ensino
licenciatura em
Sistema de Informação de Apoio ao Ensino
[ Escola de Ciências Humanas e Sociais ]
Sábado , 15 de Agosto de 2020
2º Semestre, Ano letivo: 2019 / 2020
   
   
 
 
 
Unidades Curriculares
 
Complementos de contabilidade analítica
   
Descrição - Objectivos (Ficha da Unidade Curricular)

Objectivos da Unidade Curricular e competências a desenvolver

O principal objetivo do processo de ensino-aprendizagem é o de sensibilizar os alunos para a importância da Contabilidade Analítica nas organizações, nomeadamente através do fornecimento de informação para o planeamento, controlo e análise dos desvios dos custos, proveitos e resultados das funções empresariais, produtos, serviços e atividades, para efeitos da tomada de decisões internas.

Planificação da actividade letiva (de acordo com calendário escolar)

Não publicado

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos da Unidade Curricular

Os conteúdos programáticos que integram a unidade curricular vão de encontro às necessidades que são estabelecidas nos objetivos.
Toda a informação fornecida tem como objetivo sensibilizar os alunos para a importância dos sistemas de custeio, ponto crítico, ABC, orçamentos, custos padrões e contabilidade de gestão estratégica, para efeitos da tomada de decisões internas.

Metodologias de ensino/aprendizagem utilizadas (métodos de trabalho, funcionamento da U.Curricular, recursos necessários, etc.)

Nas aulas teórico-práticas serão apresentados exercícios práticos e exemplos concretos dos conceitos lecionados, podendo ainda ser complementadas com a leitura da bibliografia sugerida.
Os conteúdos teóricos serão expostos em diapositivos recorrendo ao projetor. Os exercícios práticos serão resolvidos e corrigidos no quadro ou através do uso de computador (folhas de cálculo) durante as aulas.
Face as limitações decorrentes da Pandemia Covid-19, a actividade lectiva decorrerá à distância através do sistema Colibri Zoom, mantendo metodologias semelhantes às das aulas presenciais.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objectivos da Unidade Curricular

A metodologia de ensino utilizada é a mais adequada para que os objetivos da unidade curricular sejam atingidos.
Os exercícios práticos utilizados durante as aulas vão de encontro às necessidades de contacto com a realidade empresarial.
A os conteúdos programáticos teóricos expostos nas aulas servem como instrumento de apoio para alertar os alunos para a importância desta contabilidade, que vem complementar os conceitos anteriormente lecionado, na tomada de decisão dos gestores no sentido de os alertar para a necessidade de conhecer e compreender a prática da contabilidade nos seus diversos domínios.
topo
 SIDE 
© 2002-2020 UTAD | E-mail: side@utad.pt | Telefone: 259350308 | Extensão: 4308 | Política de privacidade
Autor