Saltar para o conteúdo do SIDE
Logotipo do Sistema de Informação de Apoio ao Ensino
licenciatura em
Sistema de Informação de Apoio ao Ensino
[ Escola de Ciências Humanas e Sociais ]
Quinta , 6 de Agosto de 2020
2º Semestre, Ano letivo: 2019 / 2020
   
   
 
 
 
Unidades Curriculares
 
Atelier: drama e cultura
   
Descrição - Objectivos (Ficha da Unidade Curricular)

Objectivos da Unidade Curricular e competências a desenvolver

Promover uma cultura de projeto artístico participado, visando uma visão ampla do espectro artístico e cultural nacional e internacional.
Promover a participação interinstitucional de extensão à comunidade.
Promover o cruzamento interdisciplinar em regime de atelier criativo, plural e participado.

Planificação da actividade letiva (de acordo com calendário escolar)

A planificação da atividade foi reiteradamente alterada devido a uma notória impossibilidade institucional de realizarmos o projeto. Assim como a tardia atualização do corpo docente (na FUC) e respetiva atualização do regente da unidade curricular também contribuiu para que, apenas no mês de dezembro, se pudesse regularmente preencher e aceder a todos os dados da UC na plataforma SIDE.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos da Unidade Curricular

História geral das artes e da cultura. Por domínio e secção específica decorrente do projeto escolhido para apresentação final. Denominado de “Mudar MUNDOS”.

Metodologias de ensino/aprendizagem utilizadas (métodos de trabalho, funcionamento da U.Curricular, recursos necessários, etc.)

Análise e discussão do projeto e das áreas e recursos implicados. Estruturação do guião geral do projeto. Distribuição de categorias a cada um dos elementos. Criação e análise dos textos usados pelas personagens interpretadas pelos participantes no projeto final. Reunir e construir o material afeto à caracterização e guarda-roupa de cada uma das personalidades por categoria. Escolha e feitura do cenário digital, respetiva escolha técnica das imagens e planos de gravação para estúdio. Gravações. Produção e pós-produção.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objectivos da Unidade Curricular

Metodologia de projeto artístico de intervenção educacional geral. Recursos utilizados centram-se na investigação e na feitura de um projeto que envolve materiais, técnicas e abordagens interdisciplinares. Desde guarda-roupa vário (à época de cada uma das personagens representadas), cenários virtuais, adereços, estúdio, câmaras e tecnologias várias associadas à captura de som e imagem, assim como à edição, produção e pós-produção do projeto final assumido e discutidos entre pares de acordo com o regulamento pedagógico da UTAD.
topo
 SIDE 
© 2002-2020 UTAD | E-mail: side@utad.pt | Telefone: 259350308 | Extensão: 4308 | Política de privacidade
Autor