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Sistema de Informação de Apoio ao Ensino
[ Escola de Ciências e Tecnologia ]
Quinta , 29 de Outubro de 2020
1º Semestre, Ano letivo: 2020 / 2021
   
   
 
 
 
Unidades Curriculares
 
Álgebra linear e geometria analítica
   
Descrição - Objectivos (Ficha da Unidade Curricular)

Objectivos da Unidade Curricular e competências a desenvolver

As técnicas apresentadas nesta UC tem como objetivo o de desenvolver as capacidades de abstração e o raciocínio lógico-dedutivo dos alunos. Pretende-se que após a aprovação nesta UC o aluno tenha a capacidade de:
realizar operações algébricas com matrizes;
resolver sistemas de equações lineares;
calcular e usar as propriedades da inversa e transposta de uma matriz;
calcular e usar as propriedades dos determinantes;
compreender a noção de espaço e subespaço vetorial e relações entre os seus elementos;
definir e usar as propriedades das aplicações lineares.
associar uma matriz a um operador linear e vice versa;
definir e determinar valores e vetores próprios de operadores lineares;
discutir diagonalização de matrizes;
definir produtos internos em espaços vetoriais e discutir as suas propriedades;
calcular bases ortogonais e normadas;
Pretende-se que o aluno no final do semestre saiba utilizar os conceitos de álgebra linear lecionados e seja capaz de efetuar o cálculo
matricial de um modo ágil.

Planificação da actividade letiva (de acordo com calendário escolar)

Não publicado

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos da Unidade Curricular

Pretende-se que no final da Unidade curricular o aluno obtenha competências ao nível dos conceitos e do cálculo de matrizes, determinantes, espaços vetoriais e aplicações lineares. De modo aos alunos terem sucesso na obtenção desses objectivos, os conteúdos programáticos foram pensados de forma a abrangerem os conceitos necessários para a compreensão de todos os conceitos básicos. Os conteúdos programáticos também tiveram em conta uso de técnicas e ferramentas necessárias para que as competências enunciadas sejam adquiridas pelos alunos.

Metodologias de ensino/aprendizagem utilizadas (métodos de trabalho, funcionamento da U.Curricular, recursos necessários, etc.)

A disciplina está formalmente separada em duas componentes principais: aulas teóricas e aulas teórico-práticas.
Nas aulas teóricas, serão expostos de uma forma coerente e rigorosa as definições dos conteúdos, para que os alunos consigam
adquirir, tanto quanto possível, uma maturidade científica e deste modo consigam relacionar os vários conceitos
abordados, bem como a sua aplicação no contexto teórico-prático. Seguidamente, estes conceitos serão fundamentadas através de exemplos e resolução de alguns exercícios. Além disso, torna-se imprescindível encorajar o aluno a participar ativamente com questões e/ou dúvidas pertinentes por forma a que possa desenvolver o seu espírito
crítico e raciocínio matemático para questões não só da aula mas também do
dia-a-dia. Nas aulas de carácter teórico-práticas são apresentadas questões e propostos problemas e/ou situações para os
alunos resolverem, de modo a cimentarem os conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objectivos da Unidade Curricular

A Unidade Curricular tem como objectivo incutir no aluno o manuseamento de técnicas elementares da Álgebra Linear.
Sendo assim, torna-se necessária uma exposição de forma clara e coerente de todas as noções inerentes aos objetivos
propostos para esta UC tendo sempre em conta o rigor científico desta ciência exata. A exposição será feita nas aulas de
componente teórica. Os conceitos expostos serão depois fundamentados através da resolução de problemas nas aulas de
componente teórico-prática. Pretende-se, com estas aulas, que o aluno possa resolver por si só os problemas propostos de
forma a poder cimentar todos os conteúdos introduzidos e a ganhar a confiança necessária para a sua autonomia na
utilização dos conteúdos em questão.
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