Saltar para o conteúdo do SIDE
Logotipo do Sistema de Informação de Apoio ao Ensino
mestradosintegrados em
Sistema de Informação de Apoio ao Ensino
[ Escola de Ciências e Tecnologia ]
Sexta , 14 de Agosto de 2020
1º Semestre, Ano letivo: 2019 / 2020
   
   
 
 
 
Unidades Curriculares
 
Matemática computacional
   
Descrição - Objectivos (Ficha da Unidade Curricular)

Objectivos da Unidade Curricular e competências a desenvolver

O objectivo desta unidade curricular é fornecer uma introdução à Análise Numérica. Pretende-se que o aluno seja capaz de compreender e implementar um conjunto de métodos numéricos para a resolução de um dado problema.
Com base nos resultados das simulações numéricas, deve ainda ser capaz de analisar esses resultados no que diz respeito ao erro, estabilidade e convergência do método utilizado, bem como da solução obtida.

Planificação da actividade letiva (de acordo com calendário escolar)

Não publicado

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos da Unidade Curricular

Nas várias aplicações da matemática a outras ciências é geralmente necessário o recurso a Métodos Numéricos. Para uma compreensão plena das simulações feitas e dos resultados obtidos, é fundamental não apenas uma implementação e escolha adequada dos métodos utilizados, mas também uma análise mais aprofundada no que respeita a questões de estabilidade e convergência dos mesmos.

Metodologias de ensino/aprendizagem utilizadas (métodos de trabalho, funcionamento da U.Curricular, recursos necessários, etc.)

Nas aulas teóricas (2h/semana), serão introduzidos os principais resultados da análise numérica. Para uma compreensão dos mesmos, nas aulas prático-laboratoriais (2h/semana), estes serão usados para a resolução de determinados problemas. Os alunos serão incentivados a implementarem os métodos com recurso a um certo software matemático (Scilab, Octave p.ex.). Além disso, os alunos serão propostos a desenvolverem trabalho autónomo na resolução de alguns problemas.

Após a implementação em Portugal de medidas de controlo da pandemia COVID-19, nomeadamente a suspensão de aulas presenciais, a metodologia acima descrita manter-se-á utilizando-se as plataformas SIDE e Moodle para ajuda no ensino assíncrono e a plataforma Colibri/Zoom no ensino síncrono.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objectivos da Unidade Curricular

Para um uso e escolha adequada do método numérico a utilizar, e para uma análise correta dos resultados obtidos, os devidos alicerces teóricos deverão ser compreendidos. Isto facilitará na implementação e resolução de problemas propostos nas aulas teórico-práticas.
topo
 SIDE 
© 2002-2020 UTAD | E-mail: side@utad.pt | Telefone: 259350308 | Extensão: 4308 | Política de privacidade
Autor