Saltar para o conteúdo do SIDE
Logotipo do Sistema de Informação de Apoio ao Ensino
mestradosintegrados em
Sistema de Informação de Apoio ao Ensino
[ Escola de Ciências e Tecnologia ]
Sexta , 7 de Agosto de 2020
1º Semestre, Ano letivo: 2019 / 2020
   
   
 
 
 
Unidades Curriculares
 
Otimização e algoritmos
   
Descrição - Objectivos (Ficha da Unidade Curricular)

Objectivos da Unidade Curricular e competências a desenvolver

O principal objetivo desta unidade curricular é que o aluno adquira conhecimentos fundamentais da teoria e dos algoritmos em Programação Linear e Otimização em Redes
O aluno deve ser capaz de:
- modelar problemas no contexto da Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, recorrendo a modelos de Programação Linear (PL), modelos de Programação Linear Inteira (PLI) e modelos com estrutura de redes.
- resolver os problemas escolhendo o método mais adequado a cada situação;
- utilizar packages computacionais para a resolução dos problemas;
- formular o problema dual e fazer a respetiva interpretação económica;
- avaliar a robustez das soluções através de pós-otimização e análise de sensibilidade;
- efetuar a análise crítica das soluções e fundamentar devidamente as tomadas de decisão;
- desenvolver nas situações aplicadas competências de síntese, de pensamento crítico, comunicação escrita e oral, trabalho em equipa, uso de software, autonomia e criatividade.

Planificação da actividade letiva (de acordo com calendário escolar)

Não publicado

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos da Unidade Curricular

As matérias abordadas permitirão aos alunos adquirirem conhecimentos na área da Otimização e Algoritmos, em particular na Programação Linear e em Otimização em redes. A oferta de conteúdos na área de otimização, promove o desenvolvimento de competências ao nível da modelação, resolução e análise crítica das soluções de problemas de otimização em diferentes áreas, em especial no contexto da Engenharia Eletrotécnica e de Computadores.

Metodologias de ensino/aprendizagem utilizadas (métodos de trabalho, funcionamento da U.Curricular, recursos necessários, etc.)

O ensino desta unidade curricular assenta sobre aulas teórico-práticas e de orientação tutorial.
As aulas são constituídas por sessões expositivas, com recurso à projeção de slides, que introduzem os conceitos fundamentais associados a cada um dos tópicos dos conteúdos programáticos. Esta exposição é continuamente acompanhada com a ilustração de exemplos, resolução de exercícios e análise de casos de estudo no contexto da Engenharia Eletrotécnica e de Computadores. O aluno é encaminhado a aplicar os conceitos introduzidos na resolução de problemas selecionados, incluindo a utilização de software adequado. Em todas as aulas os alunos são convidados a ter uma participação ativa.
A avaliação desta UC inclui a realização de trabalhos teórico-práticos e provas escritas. A classificação final será obtida efetuando uma média ponderada das classificações obtidas nos trabalhos e provas escritas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objectivos da Unidade Curricular

A UC de Otimização e Algoritmos está organizada numa tipologia de aulas teórico-práticas e de orientação tutorial, onde a exposição dos conteúdos programáticos, a bibliografia adotada e os exercícios propostos permitem ao aluno, em conjunto com uma componente de estudo individual, interiorizar os conceitos teóricos e compreender a sua aplicabilidade.
Nas aulas são introduzidos os conceitos e é discutida a sua utilidade. Os alunos são estimulados a participar ativamente no processo de aprendizagem, testando os conhecimentos adquiridos através da resolução de exercícios práticos apropriados que incluem a utilização de software computacional. Pretende-se que o aluno desenvolva capacidades de trabalho autónomo.

topo
 SIDE 
© 2002-2020 UTAD | E-mail: side@utad.pt | Telefone: 259350308 | Extensão: 4308 | Política de privacidade
Autor