Saltar para o conteúdo do SIDE
Logotipo do Sistema de Informação de Apoio ao Ensino
mestrado em
Sistema de Informação de Apoio ao Ensino
[ Escola de Ciências da Vida e do Ambiente ]
Sexta , 14 de Agosto de 2020
2º Semestre, Ano letivo: 2019 / 2020
   
   
 
 
 
Unidades Curriculares
 
Patologia clínica
   
Descrição - Objectivos (Ficha da Unidade Curricular)

Objectivos da Unidade Curricular e competências a desenvolver

Adquirir competências no domínio teórico e prático de patologia clínica.
O estudante deve ser capaz de compreender a dinâmica e funcionamento de um laboratório de análises clínicas, afim de aí poder vir desempenhar funções técnicas.

Planificação da actividade letiva (de acordo com calendário escolar)

Não publicado

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos da Unidade Curricular

Os conteúdos programáticos desenvolvidos nesta unidade curricular constituem a base científica adequada e internacionalmente reconhecida para as competências a adquirir de acordo com os objetivos propostos. Nesta perspetiva o programa começa por desenvolver conceitos de hematologia que precedem a realização de hemogramas. Segue-se a componente de bioquímica sanguínea e urinária com a análise laboratorial de vários parâmetros. Por fim são discutidos artigos de investigação sobre novos parâmetros e técnicas em desenvolvimento no âmbito da patologia clínica.

Metodologias de ensino/aprendizagem utilizadas (métodos de trabalho, funcionamento da U.Curricular, recursos necessários, etc.)

Os alunos desenvolverão o seu trabalho ao longo de um semestre num total 162 horas (6 ECTS). As aulas são de carácter teórico (30h), prático (22,5h) e seminário (4,5h), havendo também apoio tutorial (4,5 h). As restantes horas (100,5) serão ocupadas pelo autoestudo. Nas aulas teóricas leciona-se o conteúdo programático sumariado. As aulas práticas privilegiam o recurso à demonstração de protocolos laboratoriais do âmbito da hematologia e bioquímica clínica e interpretação dos resultados obtidos,laboratórios a apresentação oral e discussão de artigos científicos do âmbito das matérias lecionadas nesta unidade curricular. As componentes teórica e prática serão leccionadas com recurso à plataforma Zoom/Colibri.
A avaliação compreende uma prova escrita e a apresentação oral de um artigo. A classificação final é a média ponderada de cada uma das componentes.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objectivos da Unidade Curricular

O desenvolvimento das aulas decorrerá, harmonizando as metodologias de ensino associadas às aulas presenciais teóricas e práticas letivas com os objetivos fundamentais da Unidade Curricular. Assim a obtenção dos conhecimentos científicos e técnicos previstos nos objetivos será conseguida através da participação nas aulas presenciais e de autoestudo. O amplo recurso a práticas laboratoriais constitui o meio adequado para garantir a coerência das metodologias de ensino das técnicas hematológicas e dos fluidos orgânicos com os objetivos propostos.
topo
 SIDE 
© 2002-2020 UTAD | E-mail: side@utad.pt | Telefone: 259350308 | Extensão: 4308 | Política de privacidade
Autor