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mestrado em
Sistema de Informação de Apoio ao Ensino
[ Escola de Ciências da Vida e do Ambiente ]
Sexta , 14 de Agosto de 2020
2º Semestre, Ano letivo: 2019 / 2020
   
   
 
 
 
Unidades Curriculares
 
Biotecnologia alimentar
   
Descrição - Objectivos (Ficha da Unidade Curricular)

Objectivos da Unidade Curricular e competências a desenvolver

[Publicado para o ano lectivo 2018/2019]


Objectivos:
• Adquirir competência e conhecimento das técnicas moleculares utilizadas na traceabilidade e autenticidade de produtos alimentares.
• Aplicar técnicas de controlo dos alimentos geneticamente modificados numa perspectiva da segurança alimentar tendo por base os alimentos mais relevantes na dieta humana.
• Integrar os conhecimentos adquiridos noutras Unidades Curriculares numa perspectiva de análise dos produtos de síntese proteica e sua função.
Competências:
• Aquisição de competências genéricas e conhecimentos básicos nesta área científica que permitam a sua integração no mercado de trabalho Europeu.
• Compreensão dos conceitos fundamentais, em termos de conteúdos, de prática laboratorial e de capacidade de pesquisa de informação, em áreas-chave da Biotecnologia e Qualidade Alimentar e Industrial.

Planificação da actividade letiva (de acordo com calendário escolar)

Não publicado

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos da Unidade Curricular

[Publicado para o ano lectivo 2018/2019]


O programa desta UC permite aos alunos adquirir conhecimentos na área da Biotecnologia e Qualidade Alimentar e compreender a sua aplicação ao nível da resolução de problemas, cadeia de controlo e qualidade alimentar. O reforço de competências técnicas e tecnológicas, com recurso a ferramentas genéticas, deve ser perspetivado como um auxílio na procura das explicações que estão na base do conhecimento e da informação científica atualizada. Esta deve permitir ao aluno interpretar, criticar, decidir e intervir com sentido de ponderação e desenvolvimento de competências de trabalho individual e de autoavaliação. Por outro lado deve introduzir e desenvolver as competências teórico-práticas inerentes à investigação científica no domínio da Biotecnologia, através do estudo das estratégias de (i) conceção e planeamento de uma experiência; (ii) implementação das metodologias a usar; (iii) obtenção, análise e interpretação de dados e (iv) divulgação dos resultados.

Metodologias de ensino/aprendizagem utilizadas (métodos de trabalho, funcionamento da U.Curricular, recursos necessários, etc.)

[Publicado para o ano lectivo 2018/2019]


Desenvolvimento de atividades que impliquem os alunos na planificação de percursos experimentais, execução de relatórios e atividades práticas, pesquisa autónoma de informações em diferentes suportes e recurso às novas tecnologias de informação. Estas abordagens exigem a integração das dimensões teórica e prática da unidade curricular, assim como o trabalho cooperativo entre os alunos. Ao docente caberá decidir o grau de abertura das tarefas ponderando as competências que os alunos já possuem, o tempo e os recursos disponíveis, no sentido da promoção do ensino tutorial. A avaliação de conhecimentos dos alunos é feita, sempre que possível, de uma forma periódica. A avaliação decorre da realização de relatórios, trabalhos em grupo e de projeto e testes escritos na forma de perguntas de desenvolvimento e de escolha múltipla.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objectivos da Unidade Curricular

[Publicado para o ano lectivo 2018/2019]


A otimização do processo de ensino é assente em princípios e métodos, que se baseiam na integração orgânica de atividades fundamentais como a aprendizagem-investigação-participação, adaptados à natureza teórico-prática da Unidade Curricular de Biotecnologia Alimentar. A realização de atividades práticas como parte integrante e fundamental dos processos de ensino e aprendizagem dos conteúdos será valorizada e estimulada.
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