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mestrado em
Sistema de Informação de Apoio ao Ensino
[ Escola de Ciências Humanas e Sociais ]
Sexta , 14 de Agosto de 2020
2º Semestre, Ano letivo: 2019 / 2020
   
   
 
 
 
Unidades Curriculares
 
Cultura, memória e representação textual
   
Descrição - Objectivos (Ficha da Unidade Curricular)

Objectivos da Unidade Curricular e competências a desenvolver

1. Desenvolver o espírito crítico e ampliar o conhecimento nos domínios do programa.
2. Problematizar (a partir do estudo de textos como espaços de memória) os conceitos de memória individual e de memória coletiva e equacionar a sua relação com a constituição da identidade europeia e, mais especificamente, nacional;
3. Perceber as relações possíveis (distinção e articulação) entre património cultural e memória no devir sociocultural português.
4. Repensar a cultura por meio das representações textuais, numa diversidade de perspetivas: o texto (literário ou não) como visão da sociedade, da polis e da cultura.
5. Aplicar as competências adquiridas em textos que serão objeto de análise.

Planificação da actividade letiva (de acordo com calendário escolar)

A lecionação fica ao cargo de três docentes, sendo distribuída por três módulos, conforme consta no Programa.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos da Unidade Curricular

A partir do estudo de textos como espaços de memória, problematizam-se os conceitos de memória individual, memória coletiva, memória histórica e pós-memória e equaciona-se a relação da memória e da cultura com a de identidade (europeia, nacional e mitogénica);
Através de textos (crónicas, ensaios e textos literários), os alunos percecionam as relações possíveis entre património cultural e memória no devir sociocultural português.

Metodologias de ensino/aprendizagem utilizadas (métodos de trabalho, funcionamento da U.Curricular, recursos necessários, etc.)

Os docentes conjugam o método expositivo e o construtivista com vista à aprendizagem, à capacidade de leitura crítica e à investigação individual por parte dos alunos. A exposição, não sendo dogmática, é sempre aberta ou dialogada.
Além da componente cultural e formativa, tem-se por objetivo a investigação pessoal do aluno, com a certeza de que o discente mais aprende com o que FAZ do que com o que OUVE.


Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objectivos da Unidade Curricular

A investigação individualizada, a problematização dos temas propostos, a apresentação dos trabalhos efetuados e a partilha no âmbito da discussão em grupo em torno da hermenêutica textual são métodos que se traduzirão no cumprimento dos objetivos e dos conteúdos visados pelo programa.
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