Saltar para o conteúdo do SIDE
Logotipo do Sistema de Informação de Apoio ao Ensino
mestrado em
Sistema de Informação de Apoio ao Ensino
[ Escola de Ciências Humanas e Sociais ]
Quinta , 6 de Agosto de 2020
2º Semestre, Ano letivo: 2019 / 2020
   
   
 
 
 
Unidades Curriculares
 
Culturas pós-coloniais de língua portuguesa
   
Descrição - Objectivos (Ficha da Unidade Curricular)

Objectivos da Unidade Curricular e competências a desenvolver

1. Problematizar o(s) campo(s) conceptuais dos estudos pós-coloniais;
2. Identificar as dinâmicas culturais e identitárias das diásporas no espaço lusófono;
3. Pensar a colonialidade e a pós-colonialidade em textos selecionados;
4. Produzir análises críticas sobre a pós-colonialidade;
5. Sedimentar os conteúdos referentes à metodologia e técnicas de investigação no âmbito das Ciências da Cultura.

Planificação da actividade letiva (de acordo com calendário escolar)

Não publicado

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos da Unidade Curricular

Os conteúdos programáticos permitem a concretização dos objetivos propostos.
O presente programa visa proporcionar aos estudantes um conhecimento dos temas dominantes na escrita de autores africanos paradigmáticos de três dos países africanos de língua portuguesa promovendo, em simultâneo, uma reflexão crítica sobre os modos de representação da realidade africana e dos processos de autorrepresentação na escrita em língua portuguesa.
Privilegiando quer uma abordagem sincrónica quer diacrónica, procurar-se-á dar conta da especificidade das culturas de cada país (a diferença específica de Cabo Verde, por exemplo)…

Metodologias de ensino/aprendizagem utilizadas (métodos de trabalho, funcionamento da U.Curricular, recursos necessários, etc.)

Aulas teórico-práticas, com exposição dos conteúdos programáticos pelo docente e aulas mais práticas, com leituras, análises e comentário de textos narrativos e de textos críticos relativos à matéria exposta, que poderão assumir a forma de debates ou de trabalhos realizados individualmente ou em grupo.

Sessões de orientação tutorial, com acompanhamento personalizado e sistemático dos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objectivos da Unidade Curricular

As metodologias de ensino permitem a implementação dos objetivos propostos, nomeadamente o pensar a colonialidade e a pós-colonialidade em textos selecionados e produzir análises críticas que permitirão sedimentar os conteúdos propostos.
topo
 SIDE 
© 2002-2020 UTAD | E-mail: side@utad.pt | Telefone: 259350308 | Extensão: 4308 | Política de privacidade
Autor