Saltar para o conteúdo do SIDE
Logotipo do Sistema de Informação de Apoio ao Ensino
mestrado em
Sistema de Informação de Apoio ao Ensino
[ Escola de Ciências Humanas e Sociais ]
Sexta , 14 de Agosto de 2020
2º Semestre, Ano letivo: 2019 / 2020
   
   
 
 
 
Unidades Curriculares
 
Culturas pós-coloniais de língua portuguesa
   
Descrição - Programa (Ficha da Unidade Curricular)

Conteúdos programáticos

I – Os estudos pós-coloniais
1.1 Problematizar as culturas pós-coloniais de língua portuguesa.
1.2. Textos coloniais, anti-coloniais e pós-coloniais
II - Violência e Resistência: Arquivos de identidade
2.1.1. Terra Morta (1949)-Castro Soromenho
2.1.2. A Vida Verdadeira de Domingos Xavier (1961)-Luandino Vieira
2.1.3. A Varanda do Frangipani (1996)-Mia Couto
III - Contemporaneidade(s): Crónicas e pensamentos
3.1. Crónica: texto de opinião, literatura ou jornalismo
3.2. Moçambique
Mia Couto, Pensatempos(2005), E se Obama Fosse Africano e Outras Interinvenções(2009), O país do queixa andar(2010), Pensageiro Frequente(2014)
Ba ka Khosa, Cartas de Inhaminga(2017)
Luís Carlos Patraquim, Manual para incendiários e outras crónicas (2012)
3.3. Angola
Pepetela, O cão e os caluandas(2008); Crónicas maldispostas(2015), Crónicas com Fundo de Guerra(2011)
Agualusa, O Paraíso e Outros Infernos(2018)
Ondjaki, Os da minha rua; Oxalá Cresçam Pitangas
3.4. Cabo Verde
Germano de Almeida, A Ilha Fantástica(1994)
topo
 SIDE 
© 2002-2020 UTAD | E-mail: side@utad.pt | Telefone: 259350308 | Extensão: 4308 | Política de privacidade
Autor