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mestrado em
Sistema de Informação de Apoio ao Ensino
[ Escola de Ciências da Vida e do Ambiente ]
Quinta , 6 de Agosto de 2020
2º Semestre, Ano letivo: 2019 / 2020
   
   
 
 
 
Unidades Curriculares
 
Stresse edafo-ambiental e fisiologia vegetal
   
Descrição - Objectivos (Ficha da Unidade Curricular)

Objectivos da Unidade Curricular e competências a desenvolver

Habilitar o aluno para: (a) conhecer os diversos fatores físicos e químicos que condicionam a nutrição mineral das plantas; (b) conhecer os principais fatores ambientais que afetam a fisiologia das plantas e as principais metodologias para avaliar a sua performance; (c) compreender os ciclos biogeoquímicos dos diferentes nutrientes; (d) relacionar os aspetos culturais e ambientais na tomada de decisão sobre nutrição e fisiologia das plantas; (e) desenvolver qualidades de estudo e aprendizagem que estimulem a capacidade de análise e de resolução de problemas relacionados com stresse edáfico e fatores ambientais adversos.

Planificação da actividade letiva (de acordo com calendário escolar)

Não publicado

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos da Unidade Curricular

O programa da UC permitirá que os alunos desenvolvam os conhecimentos e as competências previstas nos objetivos, garantindo-se a coerência entre os conteúdos programáticos. Os objetivos da UC serão alcançados graças a uma conjugação do ensino teórico com casos práticos, possibilitando a mobilização de conhecimentos teóricos para a resolução de situações concretas. Com efeito, a melhor maneira de estudar e ensinar consiste em resolver, individualmente ou em grupo, problemas concretos, o que constitui uma iniciação prática à investigação científica.

Metodologias de ensino/aprendizagem utilizadas (métodos de trabalho, funcionamento da U.Curricular, recursos necessários, etc.)

A UC é lecionada em aulas teóricas expositivas, complementadas com casos práticos. São introduzidos os conceitos fundamentais dos diferentes processos edáficos e fisiológicos, estimulando-se a discussão sobre os potenciais efeitos dos fatores genéticos, culturais e ambientais no bom desempenho desses processos. Os casos práticos visam a consolidação dos conhecimentos adquiridos na componente teórica e a criação de espírito científico.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objectivos da Unidade Curricular

As metodologias de ensino estão em coerência com os objetivos da UC. Com efeito, a exposição do programa associada à apresentação de casos práticos, bem como a análise e realização de trabalhos possibilita adquirir os objetivos e competências propostas. O estímulo do processo de diálogo conduzirá à partilha de conhecimento, dúvidas e questões, de modo a beneficiar a aprendizagem dos alunos e a provocar maior motivação dos mesmos.
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