Saltar para o conteúdo do SIDE
Logotipo do Sistema de Informação de Apoio ao Ensino
licenciatura em
Sistema de Informação de Apoio ao Ensino
[ Escola de Ciências e Tecnologia ]
Quinta , 6 de Agosto de 2020
2º Semestre, Ano letivo: 2019 / 2020
   
   
 
 
 
Unidades Curriculares
 
Empreendedorismo
   
Descrição - Objectivos (Ficha da Unidade Curricular)

Objectivos da Unidade Curricular e competências a desenvolver

1. Sensibilizar os alunos para o empreendedorismo e para que possam vir a ser empreendedores;
2. Fornecer um quadro conceptual que permita compreender um novo negócio de forma integrada;
3. Desenvolver competências para a elaboração de um plano de negócios.

Planificação da actividade letiva (de acordo com calendário escolar)

Não publicado

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos da Unidade Curricular

As referências iniciais à natureza do empreendedorismo, à atitude empreendedora, ao perfil dos empreendedores e aos processos de empreendedorismo visam sensibilizar os alunos para a sua importância atual e para a possibilidade de, alguns deles, se poderem vir a tornar empreendedores e a desenvolver as suas próprias ideias de negócios.
Os conceitos base de gestão que são apresentados (relativos à gestão estratégica, ao marketing, à gestão de operações, à gestão de recursos humanos e à gestão financeira) servem para fornecer um quadro conceptual genérico e alargado que permita que os alunos consigam compreender quais os fatores decisivos para o sucesso das ideias de negócios, ajudando-os a pensá-las de forma integrada e dotando-os das competências e das ferramentas necessárias para elaborar planos de negócios.

Metodologias de ensino/aprendizagem utilizadas (métodos de trabalho, funcionamento da U.Curricular, recursos necessários, etc.)

A UC será lecionada com recurso à metodologia pedagógica de aprendizagem por projeto. Os alunos deverão elaborar um projeto empresarial, em grupo, assente numa ideia de negócio inovadora, proposta e selecionada pelos próprios com o apoio crítico dos docentes.
As aulas terão uma fase expositiva para apresentação de conceitos teóricos (com recurso à projeção multimédia de slides) e exemplos de concretização dos mesmos, após o que terão uma parte prática onde os alunos procurarão aplicar esses conceitos ao desenvolvimento dos seus planos de negócio, com o apoio personalizado dos docentes que assumirão a função de tutores/consultores do projeto que os alunos terão a responsabilidade de desenvolver.
No final, os alunos apresentarão os seus planos de negócio, com base nos quais serão avaliados.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objectivos da Unidade Curricular

A aprendizagem por projeto, com a elaboração de um plano de negócios assente numa ideia de negócio inovadora, ajuda os alunos a compreender e a aplicar os conceitos teóricos apresentados a uma situação e a um problema prático, desenvolvendo as suas competências empreendedoras e de gestão de negócios.
O trabalho e a aprendizagem em grupo são também valorizados, permitindo a construção coletiva e a troca de conhecimentos e de perceções e promovendo diversos atributos essenciais para a vida profissional e empresarial dos alunos, como a capacidade de ouvir e respeitar os outros, distribuir e planear tarefas, aprender a argumentar e a incorporar no pensamento comum as opiniões de pessoas com ideias diferentes.
O método expositivo (com envolvimento e participação dos alunos na discussão das matérias lecionadas) contribui para a transmissão inicial de conhecimentos básicos de gestão e a apresentação de exemplos e estudos de casos.
topo
 SIDE 
© 2002-2020 UTAD | E-mail: side@utad.pt | Telefone: 259350308 | Extensão: 4308 | Política de privacidade
Autor