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licenciatura em
Sistema de Informação de Apoio ao Ensino
[ Escola de Ciências da Vida e do Ambiente ]
Sexta , 14 de Agosto de 2020
2º Semestre, Ano letivo: 2019 / 2020
   
   
 
 
 
Unidades Curriculares
 
Bioquímica e metabolismo
   
Descrição - Objectivos (Ficha da Unidade Curricular)

Objectivos da Unidade Curricular e competências a desenvolver

Esta unidade curricular pretende fornecer aos alunos uma sólida preparação científica e técnica em diversos domínios do âmbito da bioquímica envolvida no metabolismo, porém, com particular incidência no metabolismo dos açúcares, lípidos, aminoácidos e nucleótidos. Os estudantes deverão também compreender a importância das vias metabólicas e sua regulação, bem como o efeito de alterações no metabolismo e sua relação com algumas patologias e com potenciais alvos nutracêuticos e de diagnóstico. Pretende-se também capacitar o estudante com os conhecimentos e conceitos necessários à compreensão dos mecanismos envolvidos na integração e regulação das vias metabólicas. Tal preparação revelar-se-á uma ferramenta útil para a cabal compreensão de estratégias/metodologias nutricionais ministradas a jusante. Na parte laboratorial, pretende-se que os estudantes manuseiem equipamentos e desenvolvam capacidades de trabalho em grupo, execução, análise e interpretação de resultados experimentais.

Planificação da actividade letiva (de acordo com calendário escolar)

Não publicado

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos da Unidade Curricular

Os conteúdos programáticos estão interligados com os objectivos da UC, uma vez que todos os pontos programáticos foram incluídos com o objectivo de proporcionarem a aquisição de competências sobre o metabolismo e sua regulação. Estes conteúdos são explorados em aulas teóricas e práticas e subsequentemente estimula-se a interpretação dos tópicos seleccionados a partir da bibliografia recomendada. O estudo detalhado e aspectos relevantes da biossíntese e catabolismo das biomoléculas são abordados na componente teórica. A execução de protocolos laboratoriais relacionados com as vias metabólicas e sua regulação, incluindo a determinação de actividades enzimáticas associadas a metabolismos e patologias, visam estimular e consolidar a aprendizagem. Finalmente, o trabalho laboratorial permite ainda o domínio de diversas técnicas instrumentais utilizadas em análise bioquímica.

Metodologias de ensino/aprendizagem utilizadas (métodos de trabalho, funcionamento da U.Curricular, recursos necessários, etc.)

O ensino será ministrado em cerca de 60 horas presenciais por aluno, ao longo do semestre, havendo as seguintes modalidades pedagógicas:
- 1 aula teórica semanal de 2 horas (aulas com carácter expositivo)
- 1 aula prática-laboratorial semanal de 2 horas, sendo formados grupos de quatro alunos com número máximo recomendado de 16 alunos por turma (aulas destinadas principalmente à realização de protocolos experimentais).
Ao longo da leccionação pretende-se seguir uma metodologia em que se conjugam conceitos teóricos com a aplicabilidade prática, aprofundados autonomamente pelos alunos. Implementa-se nalguns temas o chamado “process oriented guided inquiry learning”. Os alunos são estimulados a responder a questões após consulta de bibliografia apropriada.
Caso ocorram situações que inviabilizem as aulas presenciais, recorrer-se-á às plataformas de ensino à distância.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objectivos da Unidade Curricular

A componente teórica dominada essencialmente por aulas com carácter expositivo visa dotar os estudantes com sólida preparação científica e cativá-los a aprofundar os conhecimentos que lhes permitam compreender a interligação e regulação das vias metabólicas e o seu papel na dinâmica celular. Como se pretende fornecer também sólida preparação técnica, a componente laboratorial permite aos estudantes manusearem diversos equipamentos e executarem protocolos laboratoriais, fornecendo-lhes conhecimentos ao nível da prática laboratorial e simultaneamente complementa e estimula o domínio das matérias abordadas na componente teórica.
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