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licenciatura em
Sistema de Informação de Apoio ao Ensino
[ Escola de Ciências da Vida e do Ambiente ]
Quinta , 6 de Agosto de 2020
2º Semestre, Ano letivo: 2019 / 2020
   
   
 
 
 
Unidades Curriculares
 
Farmacologia
   
Descrição - Objectivos (Ficha da Unidade Curricular)

Objectivos da Unidade Curricular e competências a desenvolver

1. Adquirir a terminologia e os conceitos básicos da farmacologia aplicados à Nutrição;
2. Compreender/descrever os mecanismos gerais das ações dos fármacos (farmacodinâmica), o seu ciclo geral no organismo (farmacocinética) e os fatores que condicionam a variabilidade da resposta individual e interindividual;
3. Conhecer os mecanismos de ação e usos terapêuticos das classes de fármacos diretamente relacionados com a nutrição/alimentação e o metabolismo;
4. Identificar as principais reações adversas e interações fármaco-alimento (componentes da dieta), considerando o interesse deste conhecimento para os futuros profissionais da área;
5. Conhecer os recursos emergentes mais promissores em farmacologia e interpretar as revistas de especialidade;
6. Desenvolver o sentido crítico na área da farmacologia através da integração dos conhecimentos.

Planificação da actividade letiva (de acordo com calendário escolar)

Não publicado

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos da Unidade Curricular

A Farmacologia surge a seguir a UC’s introdutórias de Química, Biologia Celular, Fisiologia e Alimentação e Nutrição Humana, e será preparatória para outras UC’s como o Segurança e Qualidade alimentar, Toxicologia alimentar, Estágio
De acordo com o conteúdo programático, os alunos devem:
Conhecer os princípios gerais da farmacologia
Identificar as classes de fármacos essencialmente relacionados com a nutrição/alimentação e metabolismo, os mecanismos de ação, e usos terapêuticos
Identificar as interações fármaco-alimento, em função do mecanismo de ação do fármaco e dos componentes dos alimentos/nutrientes
Desenvolver o raciocínio crítico e científico sobre a validade e risco/benefício da utilização de um fármaco pertencente aos grupos terapêuticos estudados
Adquirir a capacidade de análise e de resolução de problemas específicos, e de aplicação dos princípios gerais a novos contextos farmacológicos
Ser capazes de recolher, tratar, interpretar e discutir documentação e informação bibliográfica

Metodologias de ensino/aprendizagem utilizadas (métodos de trabalho, funcionamento da U.Curricular, recursos necessários, etc.)

A unidade curricular incluirá aulas teóricas e aulas teórico-práticas. As aulas teórico-práticas têm como objetivo a aplicação prática de conceitos abordados nas aulas teóricas, baseando-se na resolução de exercícios, discussão de casos clínicos específicos, de temas de utilidade prática ou complementares aos conceitos abordados nas teóricas, ou ainda na realização de seminários.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objectivos da Unidade Curricular

As metodologias de ensino enquadram-se nos objetivos da unidade curricular:
1. As aulas teóricas incidirão na exposição dos tópicos previstos nos conteúdos programáticos. A metodologia interativa das aulas em que os conceitos teóricos são intercalados com aplicações práticas permite manter a atenção dos alunos e favorece a sua participação ativa na aula. Esta metodologia permite igualmente a reflexão e o desenvolvimento de conhecimentos adquiridos nas aulas, ou adquiridos anteriormente, i.e. promove a integração de conhecimentos, o sentido crítico e motiva os alunos para a unidade curricular.
2. As aulas teórico-práticas baseiam-se na resolução de exercícios, na discussão de casos clínicos específicos, de temas de utilidade prática ou complementares aos conceitos abordados nas teóricas, e na leitura de um ou mais trabalhos recentes incluídos em revistas científicas internacionais da especialidade.
2.1. Os seminários serão apresentados por especialistas na matéria que darão aos alunos uma visão do estado da arte da farmacologia relacionada com as ciências da nutrição em Portugal e no estrangeiro.
3. O tema para revisão bibliográfica será atribuído no início do ano e será apresentado oralmente numa aula em formato PowerPoint. A clareza de apresentação, a fidelidade científica, a facilidade e o interesse demonstrados na aquisição dos conhecimentos, a autonomia que evidenciaram na resolução dos problemas que lhes surgiram e a interpretação dos resultados, serão aspetos a ter em conta na classificação.
Face à suspensão do ensino presencial os seminários não serão realizados. O ensino teórico e teórico prático será adaptado e feito à distância, utilizando as plataformas Moodle e Zoom, em sessões assíncronas e síncronas. O trabalho de revisão bibliográfica, a realizar por grupos de alunos, será mantido e avaliado.
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